Quando perguntei se poderíamos visitar a fábrica da Porsche, não sabia que a produção do 918 Spyder havia começado, então tive uma bela surpresa quando o cara que nos mostrava o lugar nos perguntou, animado: “Vocês gostariam de ver a produção do 918?”
E eu, entusiasmado, respondi: “Adoraria!”
O 918 Spyder é um carro feito à mão e a equipe de produção é formada pelos melhores funcionários, escolhidos a dedo. Cada peça do interior é feita de materiais superleves e cobertas com couro pelo homem da foto abaixo.
Cada 918 Spyder começa a vida como uma banheira de fibra de carbono que serve como base para o carro todo.
É assim que o V8 se parece antes de colocarem as outras peças.
Mais à frente achamos um motor mais completo, com o diferencial e os componentes eletrônicos.
O escapamento que sai da tampa do motor é uma verdadeira obra de arte.
Depois de ver o motor pronto, encontramos o chassi sendo preparado para o “casamento” (é assim que os engenheiros da Porsche chamam a montagem do motor ao monobloco.
Neste carro dá para ver o interior ficando mais completo.
Ficamos surpresos em ver que a chave é a mesma do 911 991. Tomara que os donos do 918 não fiquem confusos!
O 918 começa a ficar mais parecido com um carro com o motor, freios e suspensão no lugar.
Acredito que qualquer entusiasta ficaria em êxtase olhando para isto: tantos componentes mecânicos maravilhosos! A qualidade do trabalho neste carro é impressionante vista de perto. É uma pena que a maioria das pessoas jamais verá um 918 tão de perto.
Ver o 918 sem a carroceria realmente te faz apreciar a atenção aos detalhes que a Porsche tem ao desenvolver um carro.
Esta é a parte debaixo do carro. Os componentes em laranja fazem parte do sistema híbrido — assim dá para ter uma ideia de onde os módulos estão. E, claro, é tudo o mais baixo possível, que é o que faz o carro ter uma dinâmica tão boa.
A Porsche usa réguas para ter certeza de que tudo está perfeitamente alinhado. Os freios também são bem grandes, e são verdes para mostrar que o carro é um híbrido.
A próxima fase da produção é colocar rodas, o que deixa o carro ainda mais parecido com um… carro, mas ainda sem carroceria. Esta é colocada no passo seguinte, e é toda em fibra de carbono. O Porsche Carrera GT era montado desta forma, também.
E então, temos um 918 Spyder quase pronto! Ainda falta programas os componentes eletrônicos, conferir se está tudo ok e realizar os testes para dizer que o carro está terminado.
O escapamento é diferente de qualquer outro que já vimos, e esta foto também mostra como o carro fica com o aerofólio abaixado.
Depois que a
programação é feita, eles dirigem o carro (usando o motor elétrico) até
um local secreto. Por sorte, conseguimos olhar e fotografar bastante
antes que o carro fosse guardado.
Conseguimos capturar este 918 com a porta da garagem quase fechando. Sensacional.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.