Líder de todos os treinos livres no Principado, alemão encaixou volta voadora no fim para liderar dobradinha da Mercedes com Hamilton
Numa pista onde largar na frente é mais importante do que em
qualquer outra, Nico Rosberg ratificou o domínio das classificações
anteriores e também de todos os treinos livres em Mônaco, marcando neste
sábado sua terceira pole position consecutiva na temporada 2013 da F1.
Em sua última tentativa na fase decisiva da sessão, o alemão da Mercedes marcou 1min13s876, superando o companheiro Lewis Hamilton por pouco menos de um décimo. Com isso, a esquadra alemã obteve sua quarta presença seguida na posição de honra do grid, sendo a segunda dobradinha.
Após o desempenho discreto na quinta-feira, a Red Bull deu sinais de força neste sábado e colocou seus dois carros na segunda fila, com o tricampeão Sebastian Vettel à frente de Mark Webber. Kimi Raikkonen foi o quinto com a Lotus e Fernando Alonso teve desempenho discreto, alcançando sua pior posição de largada no ano até aqui, um sexto posto.
Após sofrer um forte acidente na prática matutina do dia, Felipe Massa sequer foi à pista no classificatório, pois a Ferrari não teve tempo de reparar os danos em sua F138 a tempo. Com isso, o brasileiro tem a difícil missão de fazer uma prova de recuperação partindo de último, logo na pista mais lenta do calendário.
Maldonado e Vergne surpreendem com pista úmida no Q1; Massa nem vai à pista
A primeira fase da classificação em Monte Carlo começou com garoa e pista levemente molhada, condição bastante complicada em um traçado tão estreito e travado. A temperatura ambiente estava em 17°C e a da pista, em 23°C.
Apesar de um problema mecânico na Marussia de Jules Bianchi, que ficou parada na Massenet ainda no primeiro minuto, a sessão seguiu sem interrupções e os únicos ausentes eram a Ferrari de Felipe Massa e a Lotus de Romain Grosjean, que bateram no terceiro treino livre e ainda não estava com seus carros reparados.
Calçando pneus intermediários, os competidores registraram as primeiras voltas na casa de 1min35s. Gradativamente, o piso foi secando e permitindo uma melhora sensível do ritmo até o final, quando Pastor Maldonado fez 1min23s452 e ficou com a primeira posição.
Jean-Éric Vergne foi mais uma surpresa em segundo, a bordo da Toro Rosso, à frente de Fernando Alonso e Grosjean, que teve seu E21 consertado a tempo de sair à pista no finalzinho, para assim garantir vaga no Q2. O mesmo não ocorreu com Massa: a Ferrari não conseguiu arrumar o bólido e o brasileiro foi o único a nem sair dos boxes, selando a última colocação no grid.
Além do ferrarista, Paul di Resta foi o outro “cachorro grande” na zona da degola, junto com o novato Esteban Gutiérrez e os nanicos Charles Pic, Max Chilton e Bianchi, que nem pôde treinar devido ao superaquecimento de seu MR02. Giedo van der Garde foi quem se deu bem na história, colocando a Caterham no Q2 de um classificatório pela primeira vez em 2013.
Pista seca de vez e Vettel é o mais veloz do Q2
No intervalo da primeira para a segunda fase do treino, a garoa voltou a cair no Principado, forçando os competidores a continuarem com os compostos intermediários. Com isso, os tempos voltaram a subir, ficando perto de 1min32s nas primeiras voltas rápidas.
Durante dez minutos, Rosberg foi quem conseguiu fazer melhor uso da borracha de tarja verde, chegando a 1min22s119. A quatro minutos do fim, as Red Bulls de Mark Webber e Sebastian Vettel foram os primeiros carros a arriscarem uma saída com pneus lisos, usando jogos de supermacios. A diferença foi gritante, e o australiano fechou sua primeira passagem em 1min19s254.
Logo depois, o próprio Webber baixou para 1min17s322, mas a ponta acabou ficando com Vettel, autor da marca de 1min15s988 em sua última tentativa. Os demais participantes seguiram a tática e as posições foram alucinadamente se alterando até fim, deixando gente graúda como Alonso e Lewis Hamilton bastante ameaçados. Contudo, ambos encontraram um lugar entre os dez melhores nos segundos finais.
Além deles, também avançaram Kimi Raikkonen, Nico Rosberg, Adrian Sutil, Webber, Jenson Button, Vergne e Sergio Pérez. Os eliminados foram Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Grosjean, Valtteri Bottas, Van der Garde e Maldonado, que largam nessa respectiva ordem de 11º a 16º.
Mercedes volta a dominar sob condições normais
Agora com o traçado inteiramente seco no Q3, as Red Bulls chegaram a dar pinta de que comandariam a primeira fila, com Vettel e Webber sendo os mais velozes na rodada inicial de tentativas.
Porém, a Mercedes encontrou melhor ritmo com o último jogo de supermacios, e Rosberg consolidou seu domínio das três sessões anteriores com a marca de 1min13s876. O campeão Hamilton amargou novamente um desempenho inferior ao do companheiro de time, mas ainda assim larga em segundo.
Atrás de Vettel, Webber, Raikkonen e Alonso, Sergio Pérez superou Jenson Button pela segunda vez seguida no duelo interno da McLaren, terminando em sétimo. Adrian Sutil marcou presença com a Force India em oitavo, seguido pelo campeão de 2009 e por Vergne, em um positivo décimo lugar para a Toro Rosso.
O GP de Mônaco, sexta etapa da temporada, será realizado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília. A prova terá transmissão ao vivo pela Rede Globo,
GP de Mônaco – Grid de largada:
Em sua última tentativa na fase decisiva da sessão, o alemão da Mercedes marcou 1min13s876, superando o companheiro Lewis Hamilton por pouco menos de um décimo. Com isso, a esquadra alemã obteve sua quarta presença seguida na posição de honra do grid, sendo a segunda dobradinha.
Após o desempenho discreto na quinta-feira, a Red Bull deu sinais de força neste sábado e colocou seus dois carros na segunda fila, com o tricampeão Sebastian Vettel à frente de Mark Webber. Kimi Raikkonen foi o quinto com a Lotus e Fernando Alonso teve desempenho discreto, alcançando sua pior posição de largada no ano até aqui, um sexto posto.
Após sofrer um forte acidente na prática matutina do dia, Felipe Massa sequer foi à pista no classificatório, pois a Ferrari não teve tempo de reparar os danos em sua F138 a tempo. Com isso, o brasileiro tem a difícil missão de fazer uma prova de recuperação partindo de último, logo na pista mais lenta do calendário.
Maldonado e Vergne surpreendem com pista úmida no Q1; Massa nem vai à pista
A primeira fase da classificação em Monte Carlo começou com garoa e pista levemente molhada, condição bastante complicada em um traçado tão estreito e travado. A temperatura ambiente estava em 17°C e a da pista, em 23°C.
Apesar de um problema mecânico na Marussia de Jules Bianchi, que ficou parada na Massenet ainda no primeiro minuto, a sessão seguiu sem interrupções e os únicos ausentes eram a Ferrari de Felipe Massa e a Lotus de Romain Grosjean, que bateram no terceiro treino livre e ainda não estava com seus carros reparados.
Calçando pneus intermediários, os competidores registraram as primeiras voltas na casa de 1min35s. Gradativamente, o piso foi secando e permitindo uma melhora sensível do ritmo até o final, quando Pastor Maldonado fez 1min23s452 e ficou com a primeira posição.
Jean-Éric Vergne foi mais uma surpresa em segundo, a bordo da Toro Rosso, à frente de Fernando Alonso e Grosjean, que teve seu E21 consertado a tempo de sair à pista no finalzinho, para assim garantir vaga no Q2. O mesmo não ocorreu com Massa: a Ferrari não conseguiu arrumar o bólido e o brasileiro foi o único a nem sair dos boxes, selando a última colocação no grid.
Além do ferrarista, Paul di Resta foi o outro “cachorro grande” na zona da degola, junto com o novato Esteban Gutiérrez e os nanicos Charles Pic, Max Chilton e Bianchi, que nem pôde treinar devido ao superaquecimento de seu MR02. Giedo van der Garde foi quem se deu bem na história, colocando a Caterham no Q2 de um classificatório pela primeira vez em 2013.
Pista seca de vez e Vettel é o mais veloz do Q2
No intervalo da primeira para a segunda fase do treino, a garoa voltou a cair no Principado, forçando os competidores a continuarem com os compostos intermediários. Com isso, os tempos voltaram a subir, ficando perto de 1min32s nas primeiras voltas rápidas.
Durante dez minutos, Rosberg foi quem conseguiu fazer melhor uso da borracha de tarja verde, chegando a 1min22s119. A quatro minutos do fim, as Red Bulls de Mark Webber e Sebastian Vettel foram os primeiros carros a arriscarem uma saída com pneus lisos, usando jogos de supermacios. A diferença foi gritante, e o australiano fechou sua primeira passagem em 1min19s254.
Logo depois, o próprio Webber baixou para 1min17s322, mas a ponta acabou ficando com Vettel, autor da marca de 1min15s988 em sua última tentativa. Os demais participantes seguiram a tática e as posições foram alucinadamente se alterando até fim, deixando gente graúda como Alonso e Lewis Hamilton bastante ameaçados. Contudo, ambos encontraram um lugar entre os dez melhores nos segundos finais.
Além deles, também avançaram Kimi Raikkonen, Nico Rosberg, Adrian Sutil, Webber, Jenson Button, Vergne e Sergio Pérez. Os eliminados foram Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Grosjean, Valtteri Bottas, Van der Garde e Maldonado, que largam nessa respectiva ordem de 11º a 16º.
Mercedes volta a dominar sob condições normais
Agora com o traçado inteiramente seco no Q3, as Red Bulls chegaram a dar pinta de que comandariam a primeira fila, com Vettel e Webber sendo os mais velozes na rodada inicial de tentativas.
Porém, a Mercedes encontrou melhor ritmo com o último jogo de supermacios, e Rosberg consolidou seu domínio das três sessões anteriores com a marca de 1min13s876. O campeão Hamilton amargou novamente um desempenho inferior ao do companheiro de time, mas ainda assim larga em segundo.
Atrás de Vettel, Webber, Raikkonen e Alonso, Sergio Pérez superou Jenson Button pela segunda vez seguida no duelo interno da McLaren, terminando em sétimo. Adrian Sutil marcou presença com a Force India em oitavo, seguido pelo campeão de 2009 e por Vergne, em um positivo décimo lugar para a Toro Rosso.
O GP de Mônaco, sexta etapa da temporada, será realizado neste domingo, a partir das 9h, horário de Brasília. A prova terá transmissão ao vivo pela Rede Globo,
GP de Mônaco – Grid de largada:
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo | Voltas |
1º. | Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 1min13s876 | 31 |
2º. | Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | 1min13s967 | 31 |
3º. | Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) | 1min13s980 | 29 |
4º. | Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) | 1min14s181 | 30 |
5º. | Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) | 1min14s822 | 31 |
6º. | Fernando Alonso (ESP/Ferrari) | 1min14s824 | 32 |
7º. | Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) | 1min15s138 | 31 |
8º. | Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) | 1min15s383 | 29 |
9º. | Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) | 1min15s647 | 29 |
10º. | Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) | 1min15s703 | 29 |
11º. | Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) | 1min18s331 | 22 |
12º. | Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) | 1min18s344 | 23 |
13º. | Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | 1min18s603 | 13 |
14º. | Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) | 1min19s077 | 22 |
15º. | Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) | 1min19s408 | 21 |
16º. | Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) | 1min21s688 | 22 |
17º. | Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) | 1min26s322 | 14 |
18º. | Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) | 1min26s633 | 13 |
19º. | Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) | 1min26s917 | 12 |
20º. | Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) | 1min27s303 | 13 |
21º. | Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) | sem tempo | 1 |
22º. | Felipe Massa (BRA/Ferrari) | sem tempo | 0 |
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