Nos últimos GPs, a Ferrari tem apresentado uma nova
configuração de seus dutos de freio dianteiros.
Ao contrário da maioria de seus concorrentes, o time do cavalinho rampante vem apostando em um modelo com maior eficiência aerodinâmica, mas sem comprometer sua funcionalidade, é claro (pelo menos, não até agora).
A ideia dos projetistas de Maranello foi retirar aqueles dutos arredondados, localizados atrás das rodas dianteiras, entre os braços da suspensão, característicos nos outros F1 do grid.Mas, então, para onde foram os dutos dos freios?
Agora, os eles foram transferidos para uma fenda estreita vertical, localizada entre as rodas e a aleta protetora, embutida e visível apenas quando se retiram as rodas dianteiras.
E para que isso?
Simples. Retirando os dutos frontais, abriu-se espaço, deixando livre a passagem de “mais ar” para o resto do carro. Isso reduziu o arrasto frontal, aumentando a eficiência aerodinâmica do F1. Este detalhe, na verdade, só veio a somar ainda mais benefícios aerodinâmicos com os tão falados braços invertidos do conjunto da suspensão dianteira pull rod adotados pela Ferrari no início dessa temporada.
Estes braços quase horizontais, ligados aos amortecedores dianteiros, somados agora ao espaço aberto pela retirada dos dutos de freio, fazem com que o ar flua em grande quantidade para a entrada dos sidepos e o resto do carro. E você achou que os braços invertidos da suspensão eram apenas para mostrar como eles eram os diferentes, ousados e descolados do grid… Tolinho!

Mas não foi só isso que melhorou. Os projetistas da Ferrari colocaram uma espécie de canaleta em “U” invertido, bem abaixo, na base das aletas protetoras das rodas dianteiras, escondidas atrás da asa dianteira (linha circular vermelha).
Como vejo o funcionamento do conjunto: parte do ar que passa sobre as aletas curvas das pontas da asa dianteira é desviado para entrar na fenda vertical dos novos dutos de freio dianteiro, fazendo seu resfriamento (seta amarela). Parte do ar que passa sob as fendas da asa dianteira são desviados para a nova canaleta em “U” invertido, que o joga diretamente para a base dos sidepods (seta laranja). Esse ar contorna os sidepods com maior velocidade e eficiência, desembocando diretamente, adivinhe onde, sobre o tão focado, importante e amado difusor traseiro.
Conclusão: todo esse conjunto dos freios frontais reduz o arrasto e melhora o fluxo de ar no resto do carro como um todo. Parece que a Ferrari, aos poucos, vai refinando e melhorando o design de seu carro, alcançando e incomodando cada vez mais as equipes rivais na ponta do grid – e, quem sabe, do campeonato de 2012.
Ao contrário da maioria de seus concorrentes, o time do cavalinho rampante vem apostando em um modelo com maior eficiência aerodinâmica, mas sem comprometer sua funcionalidade, é claro (pelo menos, não até agora).
A ideia dos projetistas de Maranello foi retirar aqueles dutos arredondados, localizados atrás das rodas dianteiras, entre os braços da suspensão, característicos nos outros F1 do grid.Mas, então, para onde foram os dutos dos freios?
Agora, os eles foram transferidos para uma fenda estreita vertical, localizada entre as rodas e a aleta protetora, embutida e visível apenas quando se retiram as rodas dianteiras.
E para que isso?
Simples. Retirando os dutos frontais, abriu-se espaço, deixando livre a passagem de “mais ar” para o resto do carro. Isso reduziu o arrasto frontal, aumentando a eficiência aerodinâmica do F1. Este detalhe, na verdade, só veio a somar ainda mais benefícios aerodinâmicos com os tão falados braços invertidos do conjunto da suspensão dianteira pull rod adotados pela Ferrari no início dessa temporada.
Estes braços quase horizontais, ligados aos amortecedores dianteiros, somados agora ao espaço aberto pela retirada dos dutos de freio, fazem com que o ar flua em grande quantidade para a entrada dos sidepos e o resto do carro. E você achou que os braços invertidos da suspensão eram apenas para mostrar como eles eram os diferentes, ousados e descolados do grid… Tolinho!
Mas não foi só isso que melhorou. Os projetistas da Ferrari colocaram uma espécie de canaleta em “U” invertido, bem abaixo, na base das aletas protetoras das rodas dianteiras, escondidas atrás da asa dianteira (linha circular vermelha).
Como vejo o funcionamento do conjunto: parte do ar que passa sobre as aletas curvas das pontas da asa dianteira é desviado para entrar na fenda vertical dos novos dutos de freio dianteiro, fazendo seu resfriamento (seta amarela). Parte do ar que passa sob as fendas da asa dianteira são desviados para a nova canaleta em “U” invertido, que o joga diretamente para a base dos sidepods (seta laranja). Esse ar contorna os sidepods com maior velocidade e eficiência, desembocando diretamente, adivinhe onde, sobre o tão focado, importante e amado difusor traseiro.
Conclusão: todo esse conjunto dos freios frontais reduz o arrasto e melhora o fluxo de ar no resto do carro como um todo. Parece que a Ferrari, aos poucos, vai refinando e melhorando o design de seu carro, alcançando e incomodando cada vez mais as equipes rivais na ponta do grid – e, quem sabe, do campeonato de 2012.
Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
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