22 de jul. de 2012

F-1-O problema é a pena dada a Vettel, não a sua aplicação


Sebastian Vettel, da Red Bull (GEPA Pictures)Sebastian Vettel, da Red Bull (GEPA Pictures)

A punição dada a Sebastian Vettel pela ultrapassagem em Jenson Button nos instantes finais do GP da Alemanha reacendeu a velha discussão sobre o excesso de penalizações na F1 moderna. Nos últimos anos, é rara a existência de um evento sem que nenhum piloto não tenha que pagar um drive-through ou perder posições no grid por conta de um incidente durante os treinos. Para muitos, isso torna a F1 cada vez mais maçante, já que o receio por uma punição pode estragar o ímpeto dos pilotos durante a disputa.

Antes de tudo, é preciso lembrar que o esporte é formado por regras e que estas regras devem ser seguidas, independente se elas são consideradas justas ou não. O regulamento tem pontos específicos que dizem respeito à conduta dos pilotos na pista e em disputas por posição. São eles:
20. PILOTAGEM
20.2 – Os pilotos devem usar a pista o tempo inteiro. Para evitar dúvidas, linhas brancas que definem as bordas da pista são consideradas parte do traçado, mas as zebras, não. Será julgado que um piloto deixou a pista caso nenhuma parte do carro fique em contato com a pista.
Caso um carro deixe a pista, o piloto deve retornar. No entanto, isso deverá acontecer somente quando for seguro ou sem que tenha havido o ganho de vantagem. Um piloto não deve sair da pista sem nenhuma razão justificável.

Sob este aspecto, fica claro que Vettel saiu da pista durante a disputa com Button. E disso, ninguém discorda. Mas, para que isso seja permitido, é preciso que haja uma justificativa plausível – portanto, é preciso definir qual foi o motivo para que o alemão tenha saído do traçado e contornado a saída da curva pela parte de fora:
“Eu não estava certo de onde ele estava. Eu não podia vê-lo no momento, então decidi dar espaço e sair da linha, indo para o trecho com a tinta, que é escorregadia. Ali, pude permanecer à frente e deixá-lo passar. A única intenção foi não bater e dar-lhe espaço suficiente.”
A partir desta explicação, cabe aos comissários avaliarem se isso caracteriza uma “razão justificável”. E é aí que mora a polêmica e abre pontos de discordância.
A saída de pista por parte do alemão não era algo inevitável. Ele não foi espremido por Button, como aconteceu em vários casos nos últimos anos que não geraram punição. No momento em que ambos começam a dividir a curva (imagem abaixo), havia espaço suficiente para que Vettel recuasse, deixasse Button tomar a frente para que ele próprio pudesse contornar a curva dentro do traçado. A fim de concluir a ultrapassagem e poder entrar na reta lado a lado com o inglês, optou-se por sair da pista e contorná-la pelo lado de fora.

Esta foi a vantagem obtida por Vettel na manobra. Era possível, sim, que ele contornasse a curva dentro do traçado – mas, para isso, o próprio Vettel perderia tempo na disputa e permaneceria atrás de Button. Ou seja, sua vantagem conquistada foi o simples fato de não ter tido nenhuma desvantagem. Assim, os fiscais acertaram em detectar que o alemão cometeu uma infração.
Uma vez detectada uma ilegalidade, cabe aos comissários definirem a pena a ser aplicada ao piloto. E o regulamento prevê:
16. INCIDENTES
16.3 – Os comissários são autorizados a dar qualquer uma das penalidades abaixo a qualquer piloto que se envolver em um incidente.
a) Uma punição por drive-through. O piloto deve entrar nos boxes e voltar à pista sem realizar nenhuma parada.
b) Uma punição de dez segundos (stop-and-go). O piloto deve entrar nos boxes, parar em sua garagem por pelo menos dez segundos e voltar à pista.
Caso o incidente tenha acontecido nas últimas voltas da corrida:
c) Uma punição por tempo.
d) Uma reprimenda.
Estas quatro punições acima não podem ser contestadas.
e) A perda de posições no grid para o evento seguinte.
f) A exclusão de seus resutados.
g) A suspensão total para o evento seguinte.
Este é, até mais do que o tópico acima, o principal ponto de discórdia. A soma de 20s ao tempo total de prova pareceu ser uma punição desproporcional ao delito cometido por Vettel. Afinal, este erro fez com que o alemão terminasse atrás de Kimi Raikkonen e Kamui Kobayashi, dois pilotos que sequer o ameaçaram durante o GP da Alemanha. Este é um cenário justo levando em conta a natureza do incidente?
Vettel errou na disputa com Button, já que “levou vantagem ao não levar desvantagem” em uma situação evitável. Mas acabou pagando um preço mais caro do que deveria. Talvez, caso o regulamento assim previsse, o mais justo seria algo mais brando, como a simples inversão de posição com Button (o que provavelmente aconteceria caso a corrida não estivesse em suas voltas finais). Isso faria com que o bicampeão não pagasse um preço maior do que precisava e reduziria a polêmica em torno deste assunto.

PS: Uma boa solução para o trecho seria a instalação das “lombadas” na área de escape, como acontece nas chicanes de Monza, na Itália (foto acima). Caso elas existissem neste domingo em Hockenheim, Vettel provavelmente sofreria as devidas desvantagens ao andar por fora da pista e encerraria qualquer tipo de controvérsia.

Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.
Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.