Apesar das pressões de Vettel e Button, espanhol da Ferrari dominou prova em Hockenheim
Partindo da pole, o espanhol da Ferrari foi ameaçado durante o percurso por Sebastian Vettel, da Red Bull, e Jenson Button, da McLaren, mas conseguiu administrar bem a diferença para os adversários à frente e nunca correu o risco real de perder a liderança na prova.
Pela primeira vez em 2012, aliás, Alonso construiu uma vitória sem depender de um erro dos oponentes. Na Malásia, o espanhol foi ajudado por uma saída de Sergio Pérez – seu principal adversário nos últimos metros de prova –, para disparar na ponta, enquanto na Europa, garantiu a conquista graças às quebras de Vettel e de Romain Grosjean, da Lotus, durante uma bandeira amarela.
Após o resultado em Hockenheim, o piloto da Ferrari disparou na ponta da tabela do Mundial, somando 154 pontos, 34 a mais do que Mark Webber, da Red Bull. Mais atrás, Vettel ocupa a terceira colocação com 118, à frente de Kimi Raikkonen (95), Lewis Hamilton (92) e Nico Rosberg (76).
Vettel ultrapassou Button na penúltima volta e fechou a corrida na segunda colocação, enquanto Raikkonen, em uma brilhante exibição, terminou a prova em quarto, à frente das Saubers de Kamui Kobayashi e Sergio Pérez.
Os brasileiros tiveram um domingo desastroso em Hockenheim logo na primeira volta. Felipe Massa se envolveu em um toque com Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, caiu para o fundo do grid e terminou na 12ª colocação. Já Bruno Senna, da Williams, se enroscou com Romain Grosjean, da Lotus, na largada e também caiu para o fim do pelotão, fechando a prova em um discreto 17º lugar, atrás da Caterham de Vitaly Petrov.
Desastre brasileiro nos primeiros metros do percurso
A maioria dos pilotos largou com pneus macios, à exceção de Kamui Kobayashi, Nico Rosberg, Jean-Éric Vergne, Timo Glock e Charles Pic, todos de compostos médios.
Alonso manteve a liderança na largada, seguido por Vettel, Schumacher, Hulkenberg e Button, que brevemente perdeu o quinto lugar para Maldonado. Vettel ainda precisou deter o ataque de Schumacher nas primeiras curvas, mas conseguiu se manter no segundo lugar.
No pelotão intermediário, os brasileiros foram os protagonistas negativos. Massa largou mal, freou forte na Nordkurve, bateu na traseira de Ricciardo e perdeu a asa dianteira, espalhando detritos pela pista e caindo para o fundo do grid. Senna, por sua vez, escapou do traçado e se enroscou com Romain Grosjean no retorno à pista, perdendo o bico do carro e a corrida.
Enquanto os brasileiros se encaminhavam para os boxes, assim como o francês da Lotus, Hamilton sofreu um furo no pneu traseiro esquerdo e teve de se encaminhar para o pitlane. Com a estratégia de corrida comprometida, o piloto da McLaren pouco fez a partir do incidente, à exceção de uma pitoresca ultrapassagem sobre Vettel no meio do percurso. Hamilton abandonaria a 11 voltas do final, provavelmente para efetuar substituições técnicas no carro sem sofrer punições na corrida seguinte.
Alonso abre em relação a Vettel com ajuda de pitstops; Kimi brilha
Na linha de frente, mesmo com um bom ritmo, Alonso não conseguiu se distanciar de Vettel e precisou esperar até a primeira janela de paradas para aumentar a vantagem. O espanhol parou uma passagem antes do alemão e, graças a um pitstop 0s3 mais rápido do que o da Red Bull, retornou à pista com uma diferença de 3s3 para o adversário.
Mais atrás, Raikkonen se mostrava o piloto mais sólido na corrida. O finlandês parou antes da maioria dos adversários e, com o fim da primeira janela de paradas, foi o grande vencedor, pulando da oitava para a quarta colocação. As Saubers de Pérez e Kobayashi, com uma boa estratégia, também ganharam posições.
A partir da 22ª volta, Vettel voltou a tirar a distância de Alonso e se reaproximou do líder. Na 28ª passagem, a diferença caiu para 0s9, na 29ª, 0s7, e na 30ª, 0s6, quando o alemão repentinamente foi atrapalhado por Lewis Hamilton, agora retardatário.
Um dos mais rápidos na pista, embora no fundo do pelotão, o piloto da McLaren ultrapassou surpreendentemente a Red Bull, o que gerou protestos do alemão, que passou a sofrer problemas no Kers. Após a segunda janela de paradas, Vettel ainda teve o azar de ser passado por Button, caindo para o terceiro lugar.
Vettel se recupera e efetua ultrapassagem polêmica sobre Button
Button parecia ter ritmo para bater Alonso nas últimas voltas da corrida e a diferença entre os dois caiu para 0s7 na 47ª e 48ª passagens. No entanto, o inverso aconteceu: o inglês da McLaren perdeu rendimento e passou a ser pressionado por Vettel, que na penúltima volta, espalhou até a grama e recuperou a segunda posição. A ultrapassagem gerou polêmica, pois o alemão usou a área de escape para recuperar o posto – uma manobra reprovada por Button. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) prometeu investigar o incidente.
Nas últimas voltas, Schumacher, com um problema no W03, perdeu rendimento e abriu espaço para as Saubers de Kamui Kobayashi e Sergio Pérez, que terminaram respectivamente na quinta e sexta posições. Alonso cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 3s7 sobre Vettel.
A próxima etapa do Mundial acontece no próximo domingo, em Hungaroring, na Hungria.
__________________________________________
Atualização às 14h25
Sebastian Vettel foi punido com um acréscimo de 20 segundos ao tempo final de prova por uma ultrapassagem ilegal sobre Jenson Button e caiu para a quinta colocação na classificação. Com isso, Button subiu para o segundo lugar na corrida, com Kimi Raikkonen em terceiro e Kamui Kobayashi, quarto.
__________________________________________
Classificação final – GP da Alemanha
| 1º. | Fernando Alonso (ESP/Ferrari) | 67 voltas em 1h31min05s862 |
| 2º. | Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) | a 6s949 |
| 3º. | Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) | a 16s409 |
| 4º. | Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) | a 21s925 |
| 5º. | Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) (*) | a 23s732 |
| 6º. | Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) | a 27s896 |
| 7º. | Michael Schumacher (ALE/Mercedes) | a 28s970 |
| 8º. | Mark Webber (ALE/Red Bull-Renault) | a 46s941 |
| 9º. | Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) | a 48s162 |
| 10º. | Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | a 48s889 |
| 11º. | Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) | a 59s227 |
| 12º. | Felipe Massa (BRA/Ferrari) | a 1min11s428 |
| 13º. | Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) | a 1min16s829 |
| 14º. | Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) | a 1min16s965 |
| 15º. | Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) | a 1 volta |
| 16º. | Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) | a 1 volta |
| 17º. | Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) | a 1 volta |
| 18º. | Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | a 1 volta |
| 19º. | Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) | a 2 voltas |
| 20º. | Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) | a 2 voltas |
| 21º. | Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) | a 3 voltas |
| 22º. | Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) | a 3 voltas |
| 23º. | Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) | a 3 voltas |
| (*) Punido com acréscimo de 20s ao tempo total de prova por ultrapassagem ilegal. | ||
Abandonaram:
| Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) | abandonou na volta 58 |
Fonte: Tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br/
Comente está postagem.
Ajudem e Votem no Blog do largartixa no Premio TOPBLOG Brasil 2012
http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=29127383
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.