Mercado de carros usados já regista 1,5 milhão de unidades "encalhadas"
O cenário do mercado automotivo brasileiro não é dos mais promissores. Depois do anúncio de que bancos e financeiras já perderam mais de R$ 10 bilhões com o calote de consumidores brasileiros nos financiamentos de carros novos e usados e de que a taxa de inadimplência bateu recordes, a situação continua a piorar.
A tentativa de reaquecer o mercado automotivo brasileiro com a
diminuição de impostos e redução dos preços dos veículos até agora se
mostrou frustrada. De acordo com o site Automotive Business,
os atrasos de 15 a 90 dias nos pagamentos de financiamentos de
veículos, que já atingem 8,5% dos contratos ativos, somam algo como R$
15 bilhões.O cenário do mercado automotivo brasileiro não é dos mais promissores. Depois do anúncio de que bancos e financeiras já perderam mais de R$ 10 bilhões com o calote de consumidores brasileiros nos financiamentos de carros novos e usados e de que a taxa de inadimplência bateu recordes, a situação continua a piorar.
Somado a isso ainda existe a porcentagem de compradores de carros inadimplentes - considerados só aqueles que não pagam as prestações há mais de 90 dias. Após dobrar de 2,5% em 2010 para 5% no ano passado, a taxa de inadimplência atingiu 5,5% em fevereiro e subiu para 5,9% em abril – a maior taxa em 12 anos.
Segundo especialistas, a nova classe média é apontada como a grande "culpada" por essa situação com o aumento do poder aquisitivo e a linha de crédito. Um levantamento mostra que os 800 mil financiamentos, feitos entre 2009 e 2011, são os que mais estão em débito com seus pagamentos.
Assim, somados, atrasos e inadimplementos chegam a R$ 25 bilhões e assustam os bancos, que ficaram mais restritivos nas concessões de crédito e precisam limpar seus balanços antes de voltar a aprovar as fichas.
Ainda de acordo com a publicação, a falta de crédito gerada pela inadimplência ajuda a “inchar” o mercado de carros usados. O estoque de veículos leves usados já passa de 1,5 milhão de unidades. Estimativas apontam que cerca de 1 milhão desses veículos estejam nas concessionárias que aceitaram esses carros como entrada para um zero-quilômetro. Outros 320 mil estariam no estoque das lojas independentes e de locadoras e 180 mil são bens retomados pelas financeiras.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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