1 de abr. de 2012

Menu vence última bateria na rodada do WTCC de Valência

Suíço encerra domínio do companheiro de equipe Yvan Muller, que foi apenas o oitavo colocado


Alain Menu, da Chevrolet, em Valência (WTCC/Divulgação)
 
Alain Menu, da Chevrolet, encerrou a série de vitórias do colega de equipe Yvan Muller no Mundial de Turismo e conquistou no sufoco a segunda bateria da rodada de Valência, na tarde deste domingo.
O suíço sobreviveu a um toque do pole position (no grid invertido) Stefano d’Aste, da Wiechers Sport, uma saída para a caixa de brita no meio da prova e uma batida com Tom Coronel, da Roal, para retornar ao pódio do WTCC.
Menu não subia no topo do púpito desde a penúltima rodada de 2011, em Xangai.
“Quando bati em Stefano, pensei que ele havia fechado a porta um pouco tarde. Minha manobra, porém, também foi muito otimista, então decidi não ultrapassá-lo até ele ir para o lado”, disse Menu.
“Fui capaz de ultrapassá-lo na curva 2 na próxima volta. Com três voltas para o fim, escorreguei no óleo despojado na pista e pensei ‘De jeito nenhum!’, mas olhei no espelho e vi que todos os outros também foram escapando. Então recuei demais”, completou.
Com a escapada de Menu, Coronel pôde colocar seu BMW 3 ao lado do Cruze, mas o suíço defendeu sua trajetória e os dois se tocaram. Apesar de ziguezaguear pelo asfalto, Menu reconquistou o domínio do carro e garantiu a vitória por uma diferença de oito décimos para o holandês.
“Tive que diminuir a pisada no acelerador quando Alain [Menu] chegou em mim. Pensei ‘Por favor, rode’ quando o vi escapar da pista, mas ele fez um grande trabalho ao retomar o controle do carro e aí preferi terminar em segundo lugar após uma boa corrida do que vencer facilmente por 20 segundos”, disse Coronel.
A esfumaçante e avariada BMW de Coronel cruzou a linha de chegada meio segundo à frente de D’Aste, terceiro colocado e vencedor das equipes independentes. O italiano da Wiechers chegou a liderar a prova, mas escapou na saída da curva 1 na sétima volta; dois giros depois, perdeu a oportunidade de recuperar a posição quando ele e Menu jorraram óleo na curva 10. D’Aste seguiu Menu até a caixa de brita e permitiu a Coronel ganhar a segunda posição.
Duas outras BMW perseguiram D’Aste até a linha de chegada; Norbert Michelisz, com um carro da Zengo, fechou a prova na quarta colocação, à frente de Franz Engstler. Rob Huff, companheiro de equipe de Menu, completou a lista dos seis melhores colocados após uma prova discreta.
Yvan Muller escapou para a caixa de brita enquanto perseguia Huff na décima volta e terminou a prova atrás do espanhol Pepe Oriola, da Tuenti Seat, na oitava colocação. O francês continua na liderança do campeonato com 88 pontos, 27 à frente do segundo colocado Alain Menu.
A próxima etapa do Mundial de Turismo será no dia 15 de abril, no circuito de rua de Marrakech, no Marrocos.
Classificação final/2ª bateria – Valência (dez primeiros):
1º. Alain Menu (SUI/Chevrolet), 13 voltas em 23min03s207
2º. Tom Coronel (HOL/Roal BMW), a 0s861
3º. Stefano d’Aste (ITA/Wiechers BMW), a 1s306
4º. Norbert Michelisz (HUN/Zengo BMW), a 1s629
5º. Franz Engstler (ALE/Engstler BMW), a 1s901
6º. Rob Huff (ING/Chevrolet), a 3s007
7º. Pepe Oriola (ESP/Tuenti Seat), a 5s704
8º. Yvan Muller (FRA/Chevrolet), a 6s368
9º. Gabriele Tarquini (ITA/Lukoil Seat), a 15s044
10º. Mehdi Bennani (MAR/Proteam BMW), a 15s306

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.