23 de abr. de 2012

As dez chaves de carro mais legais



A chave pode dizer muito sobre um carro, ou simplesmente passar despercebida. Com o avanço da tecnologia, elas passaram de simples instrumentos para ligar o carro a pequenos gadgets carregados de tecnologia. Claro que algumas fabricantes preferem fazer as coisas à moda antiga, e alguns donos até preferem as chaves de fato antigas. Como aqui somos democráticos, aqui vão as dez mais legais escolhidas por vocês.
Podem ficar sossegados, tem para todos os gostos. Mesmo.


Mustang Boss 302


Sugerido por: AntonioFord
“O que tem de especial? É só um Mustang com duas chaves, uma de cada cor, para o dono não misturá-las”, você diz. Mas pense um pouco e você perceberá que isso seria idiotice. Qual é o problema de misturar as chaves? O que temos aqui é um caso de dupla personalidade automotiva. Enquanto a chave preta serve só para ligar o seu Mustang Boss 302 2012, a outra, com detalhes vermelhos, é a TracKey (track + key, “chave de pista”) que, como o nome sugere, transforma o carro de rua em um verdadeiro monstro para track days ao remapear o módulo de controle ECU, reajustando a sincronização do comando de válvulas, remapeando a ignição e desativando todos os sistemas que possam interferir negativamente no desempenho do muscle car. Explicamos com mais detalhes aqui.

Spyker C8


Sugerido por: matheusdz
A chave é na verdade um pesado disco de liga metálica com quatro botões: um para destrancar as portas e desativar o imobilizador, um para o capô e para a tampa do porta-malas, e os botões L e R para travar/destravar as portas individualmente. E a parte de trás é feita em vidro para que possamos ver seus componentes eletrônicos. Uma solução simples – porém não muito prática – que combina perfeitamente com esse supercarro de estilo quase antiquado.

Ford GT


Sugerido por: Renan_Wolf
O Ford GT foi um supercarro com automobilismo nas veias (ou seria melhor dizer “tubulações”?). Suas origens no GT40 e o fato de ser um carro bastante americano lhe deram licença para que o GT pudesse resolver as coisas na força bruta, com um motor de caminhonete, baixo peso e um interior funcional e sem frescuras. Talvez por isso, na contramão dos outros supercarros, sua chave seja bastante simples: é praticamente idêntica à do nosso Ford Fiesta (o controle é exatamente o mesmo), e um lembrete de que esse é um carro feito para dirigir, antes de tudo.

Bugatti Veyron


Sugerido por: lukinhas, A_Thiago
Em um conceito parecido com o do Mustang B0ss 302, o Veyron também tem duas chaves. Uma delas, uma canivete que lembra muito a de qualquer Gol, é usada normalmente. A segunda, que apesar de parecer um inseto é bem mais trabalhada e bonita, serve para ativar o modo “top speed”, onde o Veyron pode passar dos 400 km/h. A chave deve ser acionada do lado esquerdo do banco do motorista com o carro ainda parado. Então é realizada uma checagem em todos os sistemas do carro e, quando tudo está em ordem, o motorista fica sabendo a melhor hora para testar todos os limites – os dele e os do carro.

Chave de cristal dos Aston Martin


Sugerido por: KimioN, @WVictorFerreira, ALFA_MOBILI
A marca inglesa de esportivos de luxo já usou chaves da Volvo encapadas com couro em seus veículos mais caros em um passado não muito distante. Agora, como em um artefato muito antigo em algum filme de aventuras, tudo o que um Aston Martin precisa para funcionar (além do combustível, claro) é um cristal. Bem, na verdade é só um módulo eletrônico com um cristal na ponta, mas a gente não quer tirar a graça da coisa. Ele é inserido em um slot próprio e se torna um botão start/stop. E o visual é incrível.

Nissan Skyline GT-R R32


Sugerido por: Sky R32
O emblema GT-R é um dos mais bonitos a estampar a lataria de um carro. O Skyline é mais um esportivo japonês de tração integral com base em um sedã, e como outros de sua categoria, é considerado uma barganha quando se trata de alta performance x baixo custo. Talvez o mais belo de todos, o GT-R R32 usava essa chave simples, mas muito bem acabada e decorada com o emblema. O GT-R atual (R35), nosso querido Godzilla, perdeu o nome Skyline mas mantém viva a tradição, e a popularidade da chave do R32 é tamanha que os donos do GT-R atual mandam fazer réplicas da chave para usar em seus carros. Foto: GT-Rblog.com

Porsche 917


Sugerido por: brunollo
O Porsche 917 é simplesmente o mais insano dos bólidos de Stuttgart. Não bastasse sua potência superlativa (até 1600 cv quando era preparado para os treinos de classificação), o carro que deu à Porsche suas primeiras vitórias em Le Mans também era bastante leve: pesava pouco mais de 800 kg. Até sua chave era perfurada para pesar pouco.

Koenigsegg CCX


Sugerido por: Marcio_Cesar
O CCX é talvez o maior adversário do Veyron na briga pelo posto de carro mais rápido do mundo. Só que, ao contrário do Veyron e seu exagero de potência necessário para mover rapidamente suas quase duas toneladas, o Koenigsegg CCX dá muito mais valor à aerodinâmica e ao baixo peso. Por outro lado, enquanto o Veyron usa uma discreta chave canivete, o supercarro sueco vem com uma enorme peça em metal no formato do emblema da marca – que, diga-se, tem um design muito legal.

Chevrolet Opala


Sugerido por: AF1979
As primeiras chaves do Opala podiam ser facilmente confundidas com a chave da sua casa. Pequena e discreta, ela ficava encaixada entre duas abas no cilindro da ignição, formando um conjunto reforçado que, se não prima pelo visual, cativa por sua simplicidade e resistência. Assim como o próprio Opala. E não faz volume no bolso.

Fusca


Sugerido por: IsraelMurilo
É difícil encontrar um Fusca com a chave original, mas ao nos depararmos com uma, fica a confirmação: mesmo longe de ser um carro perfeito, tudo nele é icônico. Se não traz nenhuma função especial, ao menos a chave do Fusca não é fácil de ser esquecida.

Menção honrosa: chave de fenda


Sugerido por: corcel75
Não é uma chave de carro, mas o comentário do leitor corcel75 foi tão bem recebido que achamos por bem colocar a chave de fenda aqui. Se você está lendo esse texto, há grandes chances de ter pensado em arrumar dor de cabeça e comprar aquele carro velho bem baratinho para restaurar e chamar de seu. Entre as muitas coisas que podem não estar funcionando em um antigo está o miolo da ignição. E aí, até trocar a peça, uma boa chave de fenda poderá servir para dar a partida no bicho. E abrir as portas, o tanque de combustível… Foto: ZoofyTheJynx
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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