Motorshow suíço proporciona vista para o futuro da indústria automobilística nacional
por Rodrigo Machado
Auto Press
Em 2012, o Salão de Genebra ficará marcado pelo lançamento de diversos carros "reais". Aqueles modelos que chegam rapidamente às ruas e que têm uma abrangência de público considerável. Claro que os modelos superersportivos e os conceitos também tiveram um bom espaço no motorshow suíço, mas os mais prosaicos – como os hatches médios, por exemplo – roubaram a cena. E muitos dos carros apresentados em Genebra têm boas chances de desembarcarem no Brasil, inclusive com produção nacional. O evento recebe o público até 18 de março no Palexpo Genebra.
Auto Press
Em 2012, o Salão de Genebra ficará marcado pelo lançamento de diversos carros "reais". Aqueles modelos que chegam rapidamente às ruas e que têm uma abrangência de público considerável. Claro que os modelos superersportivos e os conceitos também tiveram um bom espaço no motorshow suíço, mas os mais prosaicos – como os hatches médios, por exemplo – roubaram a cena. E muitos dos carros apresentados em Genebra têm boas chances de desembarcarem no Brasil, inclusive com produção nacional. O evento recebe o público até 18 de março no Palexpo Genebra.
Com uma economia e um mercado automotivo europeu em crise, os maiores destaques do evento foram carros pequenos e médios. O segmento de hatches médios, por sinal, viu uma grande nova leva de modelos apresentados. A Audi mostrou pela primeira vez a nova geração do A3. O visual não traz muitas novidades – parece um A1 um pouco maior –, mas a grande novidade fica mesmo no chassi. Coube ao A3 inaugurar a plataforma modular MQB (Modularer Quer Baukasten ou Matriz Modular Transversal), que será amplamente usada no Grupo Volkswagen nos próximos anos. Já a compatriota Mercedes-Benz fez uma mudança muito mais drástica. Praticamente relançou o Classe A, agora como um hatch médio. O visual é completamente diferente dos anteriores e a mira é clara no rival BMW Série 1. Outra fabricante que se recolocou no segmento foi a Volvo. Lançou o V40, uma espécie de sportback com desenho bem inspirado. Os três devem ser importados para cá.
Entre os esportivos, o nome Ferrari sempre fala mais alto. Ainda mais quando a marca italiana resolve lançar um modelo topo de linha. A F12 Berlinetta foi apresentada em Genebra e trouxe consigo a missão de substituir a 599 GTB Fiorano. Com um V12 de 740 cv e um zero a 100 km/h feitos em 3,1 segundos, a Ferrari avisa que este é o carro mais rápido de sua história. Em um campo bem mais real, a Ford apresentou o Fiesta ST. A princípio, ele não tem muito interesse para o Brasil, já que a versão esportiva de 180 cv tem poucas chances de ser vendida por aqui. Entretanto o leve face-lift que acompanha o carro deve ser o mesmo que o New Fiesta receberá no Brasil quando a sua produção começar em Camaçari, na Bahia, ainda este ano.
A Dacia, subsidiária romena da Renault, levou à Suíça pela primeira vez a minivan Lodgy. O carro usa a plataforma B0 do grupo Renault Nissan – a mesma de Renault Sandero, Duster, Nissan March e Versa – e já teve até nome registrado no Brasil. O modelo tem opção de carroceria de cinco e sete lugares, assim como a Nissan Livina. A alemã Volkswagen aproveitou o motorshow e lançou mais conceitos baseados no Up!, o que mostra cada vez mais a importância que a marca tem dado ao subcompacto – que tem grandes chances de ser feito no Brasil em uma nova fábrica.
No campo dos conceitos, a Lamborghini mostrou o Aventador J. Em suma, se trata de uma versão sem teto e sem para-brisa do superesportivo de 700 cv. Ele não será produzido, mas dá pistas de como será uma futura variante conversível do Aventador. A inglesa Bentley também chamou a atenção, mas de forma negativa. Lançou o conceito de seu primeiro SUV, o EXP 9 F. E o desenho não agradou a quase ninguém.
Principais lançamentos do Salão de Genebra de 2012
Audi A3:
O A3 é o primeiro modelo do Grupo Volkswagen a receber a plataforma
modular MQB, que estará em carros como o Golf VII, nos próximos anos.
Apesar da nova arquitetura, o tamanho do carro pouco mudou. Apresentado
por enquanto apenas na configuração de duas portas, o A3 tem 2 cm a mais
no entre-eixos, com 2,60 metros no total, e um porta-malas maior. O
desenho traz a identidade visual da Audi e lembra muito o menor modelo
da marca, o A1. O novo hatch começa a ser vendido na Europa com três
opções de motor, que variam de 122 cv a 182 cv.
Bentley EXP 9 F:
De olho nos mercados asiáticos, cada vez mais consumidores de
automóveis de luxo, a Bentley lançou o conceito EXP 9 F, o seu primeiro
utilitário esportivo. Apesar de manter o visual dos Bentley, a impressão
geral é estranha. As dimensões de alguns elementos foram muito
aumentadas, como as entradas de ar sob os faróis, que agora parecem
buracos de bala de canhão. Ao menos, na cabine, o protótipo traz a já
conhecida qualidade dos veículos ingleses, com muita madeira e couro. O
motor é um W12 6.0, mas é possível que o novo V8 lançado no Continental
GT também seja utilizado.
Chevrolet Cruze Station: O
principal carro da Chevrolet em Genebra foi o Cruze SW, versão perua do
médio que foi escolhido pela marca para viabilizar a sua volta à
Europa. Esteticamente a station traz poucas novidades. Na dianteira, um
novo para-choque foi usado e as lanternas são ligeiramente diferentes. O
Cruze SW tem 500 litros de espaço no porta-malas, mas pode levar até
1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Dacia Lodgy:
Assim como aconteceu com Sandero, Duster e Logan, os lançamentos da
Dacia sempre têm grandes chances de chegarem no Brasil como modelos da
Renault. Agora, foi a vez da Lodgy, minivan que compartilha a já
conhecida plataforma B0. Com opção de cinco e sete lugares, a Lodgy será
vendida no mercado europeu já com quatro airbags, controle de
estabilidade, ar-condicionado e trio elétrico. Aqui, o modelo deve tomar
o lugar que já foi da Renault Scénic.
Ferrari F12 Berlinetta:
É o novo topo de linha da marca italiana. E, para isso, a F12
Berlinetta precisa apresentar grandes credenciais. O motor é um V12 de
6.2 litros, o mesmo da FF, mas ainda mais forte. Ele gera altíssimos 740
cv de potência e 70,4 kgfm de torque. Aliado ao câmbio de dupla
embreagem, a F12 vai a 100 km/h em apenas 3,1 segundos e supera os 340
km/h. A Ferrari garante que este foi o carro mais rápido que já passou
pela sua pista de testes, em Fiorano.
Ford B-Max:
É uma minivan média com portas corrediças que vai competir com a Opel
Meriva. A falta de coluna central melhora o espaço interno e facilita o
acesso ao familiar. O teto-solar panorâmico também ajuda a aumentar a
sensação de conforto no interior. A gama de motores inclui opções a
gasolina e a diesel, assim como o novo motor 1.0 EcoBoost, que chega a
desenvolver mais de 100 cv de potência.
Ford Fiesta ST: É
a versão final de produção do compacto esportivo da Ford. O motor 1.6
tem 180 cv e 24,4 kgfm e é da nova família EcoBoost. Com esses
atributos, a marca norte-americana declara uma aceleração de zero a 100
km/h abaixo dos sete segundos. O modelo também é mais baixo, usa rodas
maiores e tem para-choques pronunciados e aerofólios que ajudam a deixar
o carro mais grudado no chão. Além disso, o Fiesta ST traz uma grade
remodelada e faróis e lanternas redesenhados. Essas modificações podem
estar no New Fiesta que deverá ser feito em Camaçari, na Bahia, até o
fim do ano.
Hyundai i20:
O compacto da Hyundai na Europa recebeu uma leve reestilização para
aproximá-lo do resto da linha da marca. Portanto, a identidade visual
com linhas fluidas foi aplicada às novas grades, lanternas e faróis.
Mecanicamente, o i20 agora tem um motor 1.1 de três cilindros a diesel
que gera 75 cv.
Koenigsegg Agera R:
Em essência, o supercarro da marca sueca pouco mudou na linha 2012. Mas
as pequenas modificações foram onde mais importa: no motor. O V8
biturbo ganhou fôlego extra e a rotação máxima subiu de 7.350 para 7.500
rpm. O Agera saiu de 940 para 960 cv e o topo de linha Agera R passou
dos 1.115 cv para boçais 1.140 cv de potência. Assim, o carro vai até os
300 km/h em incríveis 14,53 segundos.
Lamborghini Aventador J:
É uma versão speedster do Aventador. O modelo perde o teto e o
para-brisa dianteiro, mas mantém a unidade de força que gera 700 cv de
potência. As peças a menos contribuem para um desenho mais agressivo e
também para o peso menor. O Aventador J tem 1.575 kg contra 1.650 kg do
carro de rua. Ao menos, por enquanto, não serão feitas unidades do
conceito para a venda.
Mercedes-Benz Classe A:
O novo Classe A não tem quase nada de igual com o modelo que foi
fabricado no Brasil no começo dos anos 2000. A Mercedes abandonou a
ideia de monovolume urbano para entrar com força no segmento de hatches
médios – assim como a BMW fez com muito sucesso com o Série 1. Dessa
maneira, o novo Classe A tem também uma faceta muito mais esportiva. O
desenho é bem agressivo, com linhas bem esculpidas e suaves. Por
enquanto, os motores compreendem até um 2.0 de 211 cv de potência, mas
uma versão preparada pela AMG ainda é esperada.
Peugeot 208:
É a primeira aparição pública do novo compacto da fabricante francesa. O
modelo será apresentado no Salão de São Paulo, que acontece em outubro,
e a produção em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, começa na
virada do ano. O desenho é bem mais vistoso que no 207, com mais vincos e
um visual mais esportivo. Em Genebra, a Peugeot aproveitou para mostrar
uma configuração esportiva do 208, com motor de 200 cv.
Rolls-Royce Phantom Series II: O
suntuoso Rolls-Royce Phantom ganhou sua primeira mudança no visual para
a linha 2013. A frente trocou os faróis de neblina redondos por filetes
de leds, mais modernos. O para-choque dianteiro mudou e as novas rodas
de 21 polegadas dão um ar mais esportivo ao maior sedã da marca. Além
disso, o modelo ganhou um novo câmbio automático de oito marchas da
alemã ZF. O motor continua o V12 de 6.7 litros e 470 cv. De resto, o
luxo extremo e o requinte de acabamento continuam os mesmos.
SsangYong Actyon Sports:
É o lançamento europeu da nova picape da marca sul-coreana. A Actyon
Sports sofreu uma reestilização que mudou a estranha dianteira que
marcava o modelo. Agora, a grade, os novos faróis e a generosa entrada
de ar chamam mais atenção. Na Europa, a picape da SsangYong vai receber
um motor 2.0 diesel com 155 cv de potência e pode ser escolhido com
transmissões manual ou automática de seis velocidades.
Volkswagen Up!: A
Volkswagen continua a explorar a variedade do Up!. No Salão suíço, a
marca alemã mostrou quatro novos conceitos de seu compacto. Um deles, o
Swiss Up!, tem apenas mudança na pintura e homenageia o país sede do
evento. Outros dois são dedicados ao uso fora de estrada. O X Up! foi
projetado para expedições noturnas e tem inclusive faróis auxiliares no
teto. Já o Winter Up! é feito para o uso no inverno e tem um rack no
teto para levar objetos para o esporte na neve. O último é o Cargo Up!,
uma versão furgão do modelo que pode levar até 1.400 litros de carga.
Volkswagen Polo Blue GT:
O Blue GT é um carro que tenta aliar a esportividade com a preocupação
com o meio ambiente. Para isso, tem um motor 1.4 turbinado e com injeção
direta que rende 140 cv e leva o compacto a 100 km/h em 7,9 segundos.
Para aumentar a eficiência energética, a Volkswagen introduziu a
desativação seletiva dos cilindros, que diminui o número de cilindros
usados quando a situação não demanda mais força do propulsor. Assim, a
Volks declara um consumo médio de 21,3 km/l de gasolina.
Volvo V40: A
Volvo preferiu apostar em um sportback para entrar no segmento de
hatches médios. Em essência, é um dois volumes, mas com a traseira mais
alongada, o que dá mais espaço para os passageiros e para bagagens. E,
ainda por cima, a marca não deixou a esportividade de lado. Por dentro,
um vistoso conta-giros toma a maior parte do painel de instrumentos. A
versão topo de linha, a T5, terá um motor de 254 cv e vai conseguir
acelerar até os 100 km/h em apenas 6,7 segundos.
Fonte: motordream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br
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