Fiat vai de Michel Teló e Ford recruta Claudia Leitte para aumentar as vendas
Ricardo Sant'Anna
No embalo do verão, Fiat contratou Michel Teló e estima ter atingido 100 milhões de pessoas com a campanha
“A popularidade dele é indiscutível. Ele é um artista que está em evidência no mundo inteiro com a música que é o maior sucesso do verão”, rasga elogios o diretor de publicidade e marketing da montadora italiana, João Batista Ciaco. Segundo ele, a imagem do cantor seria ideal para aliar ao novo Uno, um dos modelos mais vendidos da marca no Brasil. “O apelo do Michel vai muito além da classe C. Graças à internet, a música dele chegou a todos os níveis sociais.
A Ford também recorreu a um cantor, ou melhor, uma cantora identificada com o verão. A baiana Claudia Leitte estrela a campanha de preços do Fiesta. “A gente precisava de alguém que desse um upgrade musical em um restaurante sem glamour e com um sofrível tecladista”, explica Fábio Brandão, diretor de criação da agência responsável pelo comercial, a JWT. No filme, a conta aparece por alguns segundos com uma mega promoção que anima o clima no restaurante.
Para Brandão, a propaganda com Claudia Leitte ganha forças por ser veiculada no período de carnaval, mês que em que a cantora se mantém em evidência na mídia. Não é a primeira vez que a Ford contrata uma musa, antes foi a vez de Déborah Secco, que estrelou ao lado do lutador Anderson Silva. “Cada uma das ações teve seu motivo e, na verdade, nem tão alinhavado com um perfil específico”, completa o diretor.
Claudia Leitte faz show em restaurante brega para divulgar o Ford Fiesta
Por que escolher o Michel Teló como garoto-propaganda?
Ele talvez seja o maior fenômeno musical brasileiro dos últimos anos. As pessoas tem mania de dizer que Michel Teló é brega, mas ele é pop. E não tem mal nenhum em ser pop e conquistar o mundo. Ou vai me dizer que só existe valor em ser reconhecido dentro e fora do Brasil se for um artista sofisticado? Que preconceito bobo.
Qual o objetivo da Fiat de recorrer a uma personalidade famosa entre a classe C?
Se Michel Teló é classe C, o Brasil inteiro é classe C. E podemos incluir aí metade da América Latina e vários países da Europa. As pessoas da classe A tendem a rejeitar e rebaixar sucessos estrondosos que não vêm de personalidades sofisticadas. Por que a gente tem orgulho de ouvir Garota de Ipanema tocando num bar na Europa, mas tem vergonha de ouvir Michel Teló ou Kaoma? O Brasil ia ganhar muito mais tendo orgulho e incentivando as nossas Shakiras, Beyoncés, nossos Ricky Martins, Justin Biebers etc.
A Fiat vai apostar em outras personalidades como o Michel Teló? Se oportunidades surgirem, vamos aproveitá-las com o maior prazer. A internet tem provado que só o que é divertido, interessante, emocionante e de qualidade se espalha e vira assunto num jantar de família. O importante é que ninguém gosta de ver comercial chato e puramente informativo. Mas a propaganda divertida e que respeita a inteligência das pessoas todo mundo ama e repassa para os amigos. É possível medir algum retorno com essa campanha? Claro que sim. Nossa estimativa de alcance, na TV, é de mais de 100 milhões de pessoas. E o melhor foi o resultado de vendas. Quando a Fiat colocou a campanha no ar, estava em terceiro lugar no mês. E agora, já retomou a liderança que, por sinal, é dela por 10 anos. O filme de Michel Teló foi visto quase 1 milhão e trezentas mil vezes na internet. Fonte:revistaautoesporte
Disponível no(a): http://revistaautoesporte.globo.com/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.