31 de jan. de 2012

F-1-Sensores devem melhorar segurança nos pitstops

Dispositivo acenderá luzes de alerta quando as rodas não estiverem bem afixadas

Timo Glock perdeu um dos pneus no GP do Brasil, em 2011, por erro no pitstop (Andrew Ferraro/LAT Photographic)

Recentemente permitidos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), os sensores de torque, uma das novidades da F1 para a temporada 2012, devem melhorar o trabalho das equipes nos pitstops.
Produzido pela empresa italiana Paoli, o dispositivo funciona por meio de luzes de alerta que acendem quando as rodas não estão devidamente fixadas.
O equipamento será disponibilizado para todas as equipes na categoria.
“O sistema funciona com um sensor magnético instalado na pistola automática. O operador pode definir o nível de torque a ser aplicado na porca da pistola”, explicou o diretor executivo da Paoli, Federico Galloni, ao site “F1Web.it”.
A chegada dos sensores de torque surge após uma série de incidentes bizarros no pitlane da F1 nos últimos anos. O pior deles aconteceu em 2010, no GP da Hungria, quando Nico Rosberg foi liberado de forma precipitada pela Mercedes e um dos pneus traseiros do W01 voou no pitlane, quase tirando a vida do mecânico Nigel Hope, da Williams.
Anteriormente, o registro do nível de torque na pistola automática ficava visível apenas em um computador no pitwall. Com a nova tecnologia, o software com os valores do torque poderá enviar as mensagens de volta para a pistola. Assim, se um pneu não for devidamente fixado, os mecânicos serão automaticamente alertados sobre o perigo de liberar os carros.

Fonte: tazio
Disponível no(a): http://tazio.uol.com.br
Comente está postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.