O calendário de 2012 da Fórmula 1
terá 20 corridas, e mesmo não tendo provas em países como Turquia e
França, terá diversas atrações; na maior temporada da história da
categoria, não faltam motivos para acompanhar as 20 corridas do ano - e o listamos uma para cada circuito da programação
A abertura da temporada, em
Albert Park,
costuma demonstrar o que os fãs devem esperar da Fórmula 1 nas provas
seguintes: bons desempenhos em Melbourne, como os de BrawnGP, Renault e
Sauber nos últimos anos, tendem a confirmar evoluções em relação às
temporadas anteriores, trazendo uma série de surpresas à pista - uma das
mais belas do calendário, por sinal
O Grande Prêmio da Malásia, no circuito de
Sepang,
tem características bastante peculiares: duas retas bastante longas
separadas por um hairpin compõem uma prova que é rotineiramente
disputada em condições de calor e umidade extremas - não por acaso, a
Lotus Renault colocou seus pilotos para correrem de macacões claros no
GP de 2011 e se deu bem, levando Nick Heidfeld ao pódio.
Com sua arquitetura modernista, o circuito de
Xangai
costuma atrair multidões de fãs apaixonados pela Fórmula 1, divididos
principalmente entre torcer por Sebastian Vettel e pela Ferrari; vai ser
difícil, em virtude das mudanças aerodinâmicas dos carros, mas quebrar o
recorde de Michael Schumacher em 2004 (1min32s238) pode ser um desafio
O Bahrein ficou de fora do calendário
2011 da Fórmula 1, sacado após os conflitos políticos do norte da
África e em parte do Oriente Médio; em 2012, porém,
Sakhir está
de volta, e pode trazer bons ares para o brasileiro Felipe Massa - ali,
ele venceu duas vezes e foi segundo lugar no GP de 2010, em um dos
últimos pódios que conquistou.
O Grande Prêmio da Espanha, no
Circuito da Catalunha,
teve seis vencedores diferentes nos seis últimos anos: Fernando Alonso
(2006), Felipe Massa (2007), Kimi Raikkonen (2008), Jenson Button
(2009), Mark Webber (2010) e Sebastian Vettel (2011); é um circuito que
recebe testes de pré-temporada, o que o torna conhecido por boa parte
dos pilotos, garantindo uma prova muito técnica
Você não precisa ser um grande fã de Fórmula 1 para querer acompanhar o Grande Prêmio de Mônaco, em
Monte Carlo;
a prova mais charmosa do calendário da categoria reúne história, um
cenário deslumbrante, uma pista extremamente exigente, astros e estrelas
nos bastidores... Enfim, motivos de sobra para consagrar os vencedores
neste traçado
O alemão Sebastian Vettel nunca venceu o Grande Prêmio do Canadá, no circuito de
Montréal,
e certamente esbanjará vontade de fazê-lo em 2012; porém, o excesso de
vontade dos pilotos costuma cobrar caro no chamado Muro dos Campeões
(foto), onde nomes como Damon Hill, Michael Schumacher, Jacques
Villeneuve, Juan Pablo Montoya e Jenson Button já deixaram suas marcas
na parede
Disputado desde 2008 no
Circuito de Valência,
na Espanha, o Grande Prêmio da Europa tem o belo traçado como uma de
suas principais características; o fã de Fórmula 1 não pode perder a
prova deste ano, já que a organização alegou problemas financeiros e tem
boas chances de deixar a cidade de fora do calendário já a partir de
2013
Cheio de história,
Silverstone
é um dos poucos circuitos que se mantém no calendário da Fórmula 1
(ainda que não de forma ininterrupta) em relação à primeira temporada da
categoria, em 1950; a instabilidade climática da Inglaterra pode
provocar resultados inusitados na prova - como em 2009, quando Nick
Heidfeld (BMW-Sauber) e Rubens Barrichello (Honda) completaram o pódio
ao lado do vencedor Lewis Hamilton (McLaren)
Desde 2008,
Hockenheim vem
revezando com Nurburgring o privilégio de receber o Grande Prêmio da
Alemanha, e voltará ao calendário depois do hiato de 2011; na pista onde
Michael Schumacher venceu quatro vezes (1995, 2002, 2004 e 2006),
Sebastian Vettel ainda busca o topo do pódio diante de sua torcida pela
primeira vez - coisa que até mesmo Ralf Schumacher, em 2004, já
conseguiu
A travada curva 1 de
Hungaroring
- mais uma das pistas onde Sebastian Vettel nunca venceu - é uma das
imagens mais peculiares do Grande Prêmio de Hungria para os fãs de todo o
mundo; para os brasileiros, porém, o pega entre Nelson Piquet e Ayrton
Senna, em 1986, marcou a história do traçado, onde a McLaren costuma se
dar bem
Bus Stop, Eau Rouge, Blanchimont, La Source, Les Combes... O circuito de
Spa-Francorchamps,
palco do Grande Prêmio da Bélgica, é um dos favoritos de todos os
pilotos de fãs da Fórmula 1, e não por acaso: o clima instável, as belas
paisagens, as curvas famosas e as altas velocidades do traçado costumam
garantir muitas emoções - que o diga o GP de 1998, quando 17 carros se
envolveram um mesmo acidente
Palco do trágico GP da Itália de
1961, quando 15 pessoas morreram na batida de Wolfgang von Trips e Jim
Clark (incluindo o próprio alemão),
Monza guarda lembrança
tristes, mas também é a esperança de diversos fãs italianos: ali, a
Ferrari conquistou 19 vitórias, contra nove da McLaren, seis da
Williams, cinco da Lotus... E duas de Sebastian Vettel, com a Toro Rosso
(2008, a primeira da carreira do alemão) e com a Red Bull (2011)
Em quatro anos, Cingapura teve
vencedores de quatro equipes diferentes, com Renault (2008), McLaren
(2009), Ferrari (2010) e Red Bull (2011) subindo ao topo do pódio; o
Grande Prêmio em
Marina Bay é o único disputado integralmente à noite no calendário, o que garante mais charme ao cenário e conforto ao torcedor no Brasil
Em 2011, Sebastian Vettel conquistou seu segundo título mundial no Grande Prêmio do Japão, disputado em
Suzuka;
por conta da disposição do calendário, o tradicional traçado japonês - o
único em formato de "oito" - costuma ser o palco de muitas decisões de
campeonatos
O Grande Prêmio da Coreia do Sul, em
Yeongam,
é um dos mais recentes da temporada, e merece ser olhado com atenção:
em 2010, ano de estreia no calendário, o traçado viu uma das corridas
mais chuvosas da história recente da Fórmula 1, o que fez com que
Fernando Alonso levasse quase três horas para cruzar a linha de chegada à
frente dos rivais
Incorporado ao calendário em 2011, o Grande Prêmio da Índia, em
Buddh,
apresenta fascinantes características culturais indianas ao público de
todo mundo; além disso, o circuito - um dos diversos criados pelo alemão
Herman Tilke - costuma contar com uma torcida animada pelos pilotos da
Force India e com a presença de artistas de Bollywood
O circuito de
Yas Marina, onde
ocorre o GP dos Emirados Árabes Unidos, está longe de ser o mais
funcional da temporada - vide o túnel na saída dos boxes; no entanto, o
local costuma garantir belíssimas imagens aos fãs, seja da iluminação,
seja da construção ou seja do por do sol, uma vez que a prova local
ocorre no fim da tarde justamente com este propósito
Watkins Glen, Phoenix,
Indianápolis... Chegou a vez de o público americano ver o Grande Prêmio
dos EUA em Austin, no Texas, onde está sendo construído o
Circuito das Américas;
em agosto, quando o traçado era basicamente terra e cascalho, a Red
Bull mandou David Coulthard para lá para dar algumas voltas (foto)
Assistir ao Grande Prêmio do Brasil, em
Interlagos,
é um passatempo para diversos fãs brasileiros, que esperam todo o ano
pela prova e pelos pilotos mais famosos do mundo; para os pilotos e
torcedores estrangeiros, a pista que também pode definir campeões guarda
outras peculiaridades, como o percurso anti-horário (uma das exceções
na F1) e o visual absolutamente urbano ao redor do circuito na Zona Sul
de São Paulo

Fonte: terra
Disponível no(a):
http://esportes.terra.com.br/
Comente está postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.