Empreitada consumiu 17 anos e agora está devidamente documentada na internet
Marcas de superesportivos costumam despertar grande paixão em quem gosta de carros. Como a grande maioria dos aficionados não tem condições de ter sua própria Ferrari ou Aston Martin, é comum se deparar com coleções de miniaturas, chaveiros, bonés e outras bugigangas relacionadas à marca favorita. Mas o norte-americano Ken Imhoff não se contentou com uma reprodução em escala 1/16 de sua fonte de inspiração e decidiu construir seu próprio Lamborghini Countach. A empreitada consumiu 17 anos e rendeu uma réplica artesanal do touro mais famoso dos anos 1970.
Agora, Imhoff lançou na internet uma espécie de diário on line, contando toda a saga de construção de seu próprio Countach. Há até mesmo um DVD com imagens e um relato do ousado homem. A paixão pelo sucessor do Miura começou quando ele assistiu à comédia “Quem Não Corre, Voa”, de 1981, que mostrava uma corrida maluca disputada por pilotos dispostos a tudo para vencer. Encantado com o touro italiano, Ken teve a ideia de confeccionar seu exemplar do superesportivo, a partir do motor Ford 351 Cleveland. O propulsor foi mexido para alcançar 515 cv, acoplado a uma transmissão automática da ZF de 5 velocidades.
O projeto começou em 1990, com a construção de um molde de madeira em tamanho real, feito com base nas medições de uma miniatura na escala 1/16. Com o ‘esqueleto’ armado no porão de sua casa, Ken começou a cobrir a estrutura com alumínio. Como desde o início a intenção era fazer um Countach funcional, Imhoff utilizou componentes que eram referência na indústria norte-americana da época, além de materiais de grande qualidade. A suspensão foi inspirada pelo Chevrolet Corvette, construída com tubos de aço e hastes de alumínio. É claro que ele contou com a ajuda de amigos mecânicos para encontrar as soluções mais viáveis para seu esportivo particular. Assim como no original, o motor foi montado em posição central.
Com bomba de combustível, pedais e fiação instalados, Ken gastou um grande tempo se certificando de que tudo funcionava bem antes de começar o acabamento de sua obra. As peças foram retiradas do porão, uma a uma, e levadas para uma oficina especializada, onde foram lixadas, polidas e pintadas com uma tonalidade especial de marrom metálico. Depois, as peças voltaram ao porão, foram soldadas na carroceria, as rodas foram encaixadas e o interior ganhou painel de instrumentos e bancos.
Em 2008, com o superesportivo finalmente pronto, Ken Imhoff precisou escavar as paredes de seu porão para conseguir tirar a máquina de lá sem comprometer a integridade do Countach de gestação mais longa da história do modelo. Orgulhoso de sua criação, Ken disponibiliza também uma série de vídeos na internet. A seguir, MotorDream publica uma série de fotos de todo o processo e também um vídeo com a volta de estreia do touro construído no porão. Tímido no início, ele logo mostra que herdou a desenvoltura dos legítimos esportivos da casa de Sant’Agata Bolognese.
Fonte:motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.