28 de nov. de 2011

Caminhões: Proteção ao meio ambiente força mudança de hábitos

Ilustração: Afonso Carlos/Carta Z Notícias
Caminhões: Proteção ao meio ambiente força mudança de hábitos
Os motores mais eficientes que chegam ao mercado em 2012 vão exigir cuidados extras do motorista
por Túlio Moreira
Auto Press
Quando foi anunciada a Fase 7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve-P7) para veículos pesados, já se sabia que manter o ar mais puro ia dar trabalho. Literalmente. Os motores mais eficientes que passam a equipar veículos comerciais a partir de janeiro de 2012 podem prometer economia de combustível e redução de 60% de óxido de nitrogênio e 80% das emissões de material particulado. Mas são os frotistas e condutores que vão de ter cuidar da manutenção extra.

Por isso alguns fabricantes, como Mercedes-Benz, Ford e MAN/Volkswagen, criaram programas de treinamento. A nova tecnologia de motores requer o uso de diesel com menos teor de enxofre e, na maioria dos casos, a adição do fluido Arla 32, responsável pelo pós-tratamento dos gases de escape. O produto é utilizado no sistema SCR, que se caracteriza pela redução catalítica seletiva dos gases do escapamento. Foi a tecnologia adotada por todas as fabricantes que estão no mercado brasileiro – a alemã MAN e a chinesa Foton também oferecem o sistema EGR, que reaproveita os gases de exaustão e dispensa o uso do Arla 32.
Em todos os veículos, o motorista contará com a ajuda de um indicador no painel do nível de Arla 32, para saber o momento certo de reabastecer o tanque do fluido. O tanque que comporta o produto precisará, então, ser preenchido a cada três ou quatro reabastecimentos de diesel. “Se o condutor insistir em deixar o tanque do fluido vazio, o conjunto mecânico irá perder potência gradativamente, até que o reabastecimento se torne compulsório”, explica Sérgio Foratto, supervisor de treinamento técnico da Mercedes-Benz. O produto estará disponível na rede de distribuidores das marcas e também será comercializado nos postos de combustível.
Para explicar a importância do Arla 32, as principais fabricantes de veículos comerciais do país iniciaram um treinamento intensivo com vendedores e técnicos que compõem o quadro de funcionários das concessionárias. O trabalho começou antes mesmo da Fenatran, o salão internacional do setor de transportes que ocorreu em São Paulo no mês de outubro – e que marcou a apresentação dos veículos com padrão Proconve P-7 ao público brasileiro.
As concessionárias irão desenvolver um programa de treinamento para frotistas, para que eles possam repassar as informações a seus trabalhadores. No caso dos motoristas autônomos, o esforço ficará concentrado na entrega técnica do produto, quando a nova tecnologia será detalhada para o cliente”, afirma Sérgio Beraldo, gerente de desenvolvimento da rede do grupo MAN/Volkswagen Caminhões e Ônibus. Como a marca alemã adota também o sistema EGR, ela precisou preparar seus técnicos, uma vez que o conjunto mecânico que emprega a tecnologia difere dos motores convencionais.
Os distribuidores também irão mostrar aos novos proprietários o modo de condução adequado para que os veículos efetivamente cumpram os níveis previstos pelo Proconve P-7”, garante Ricardo Olivati, coordenador de treinamento da Ford Caminhões. A fabricante também criou uma página educativa em seu site para explicar os benefícios econômicos da tecnologia para o motorista, que dependem da atualização correta. A Ford afirma que, se operados corretamente, os motores com tecnologia SCR poderão oferecer de 5% a 7% de economia no consumo de combustível.
Além do reabastecimento com Arla 32, a manutenção adequada dos veículos comerciais "P-7" exige o uso do diesel S-50, com menos enxofre – 50 partes por milhão (ppm) de enxofre contra os atuais S-500 e S-1.800, com 500 e 1.800 ppm. A Petrobras será a responsável pela distribuição do produto e garante que a rede de postos poderá atender a nova demanda a partir de janeiro de 2012. O diesel S-50 será oferecido em 14 pólos primários no Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir desses pontos, o combustível será distribuído para postos espalhados por todo o país. A estatal petrolíferairá divulgar o preço final do produto até o fim do ano. A partir de 2013, o S-50 será substituído pelo S-10, ainda menos poluente.
As fabricantes afirmam que a utilização do diesel vendido atualmente irá comprometer a conservação e o desempenho dos motores e poderá determinar até mesmo a perda da garantia do veículo. “O uso do diesel inadequado também irá eliminar os ganhos de eficiência e economia de combustível que podem ser alcançados se o motorista utilizar o veículo da forma indicada, abastecendo sempre com diesel S-50 e Arla 32”, reforça Sérgio Foratto, supervisor de treinamento técnico da Mercedes-Benz.

Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/

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