As dez melhores séries finais de produção">
Apenas carros muito especiais merecem lotes de homenagem em suas últimas fornadas. sobraram sugestões de séries especiais e de homologação que não se encaixam nesse requisito, mas tudo bem: não faltaram bons candidatos para preencher essa gloriosa lista de dispensa.
Muito além de um acabamento especial ou plaquinhas comemorativas, a série de 75 veículos batizada de Stirling Moss (não precisamos explicar quem é, certo?) ganhou uma sensacional carroceria inspirada no 300 SLR de corrida dos anos 50, sem teto nem para-brisa. Aproximadamente 200 quilos mais leve que o original, ele pode atingir 350 km/h, e marcou não apenas o final do SLR, como também o final da parceria entre Mercedes e McLaren no mundo dos superersportivos.
Viper ACR Final Edition
Sugerido por: Fera
O carro que recuperou a esportividade brutal americana oficialmente saiu de produção no último dia 1º de junho. Trata-se desse exemplar merecidamente dourado, o último de um lote de 50 unidades da chamada Final Edition, personalizadas de acordo com as preferências de revendas e clientes especiais. Essa série – que na verdade marca o fim da quarta geração do Viper – foi dividida entre 20 cupês, 18 conversíveis e 12 modelos ACR, feitos para competições. Mas já há notícias de que a víbora vai voltar…
Golf Mk.1 Citi
Sugerido por: Schmitt
A primeira geração do Golf, lançada na Europa em 1974, continuou em produção até pouco tempo atrás na África do Sul, onde recebia o nome Citi e atendia ao segmento mais popular, como o nosso eterno Mille. A VW vendeu no país 377.484 desses carrinhos ao longo de 25 anos, e os últimos saíram de fábrica com o número de série numa placa no painel, logos especiais, rodas aro 15, faixas laterais e interior com assentos e volante esportivos. Uma homenagem simples, mas simpática.
Opala Diplomata Collectors
Sugerido por: Bill_Gillean Logo após completar um milhão de unidades (e mais 300 mil Caravans), o Opala teve sua produção encerrada na série Collectors, em 1992: cem Diplomatas SE automáticos com logos em dourado, a inscrição Collectors no volante, e uma pasta de couro contendo o manual, uma carta de apresentação assinada pela diretoria da General Motors do Brasil, caneta, relógio e chaveiro dourados, e uma fita VHS com um documentário sobre o carro (disponível no Youtube, parte 1 e parte 2). Ao longo dos anos, os aficionados conseguiram estimar a numeração dos chassis dessas 100 unidades.
Lamborghini Murciélago LP 670-4 SuperVeloce
Sugerido por: OExcentrico
Clássico dos nossos tempos, o Murciélago vive os últimos dias na linha de produção – seu substituto, o Jota, foi apresentado daqui a poucos dias, no Salão de Paris. Para marcar seu ápice, a Lambo apresentou um ano atrás o LP 670-4 SuperVeloce, série final de 350 unidades cem quilos mais leves (graças às novas peças de fibra de carbono), equipadas com discos de cerâmica nos freios, duas opções de kits aerodinâmicos e motores V12 de 661 cavalos – quase noventa a mais que os primeiros Muciélagos, de 2001.
Kombi Série Prata
Sugerido por: Geraldo Lima
Pressionado por novos limites de poluição ambiental e sonora, o velho motor boxer refrigerado a ar deu seu último suspiro mundial no final de 2005, a bordo de duzentas unidades da Kombi Série Prata, uma edição comemorativa com para-choque grafite, lanternas fumê, apliques de tecido, adesivos e para-brisa degradê ornando a simpática frente, hoje descaracterizada por um enorme radiador de água. A Kombi, de qualquer forma, segue firme entre nós.
Bentley Arnage Final Series
Sugerido por: @Lucas206
Um lote de 150 unidades marcou o fim dos onze anos de produção do Arnage, em 2009. Para simbolizar ainda mais exclusividade do que um Bentley comum, o Final Series trouxe um colossal V8 de 6,75 litros biturbo, rodas aro 20, qualidade artesanal, 42 opções de pintura e 25 de acabamento interno. O antecessor do Mulsanne como flagship da Bentley foi também o último projeto de Crewe dividido com a Rolls-Royce.
Ford Focus RS Le Mans Classic Edition
Sugerido por: M_Morelli
A série mais recente de nossa lista é composta por apenas cinco unidades do feroz Focus RS, cada uma ostentando as pinturas de corrida eternizadas pelos GT40 em Le Mans. O lote foi feito para ser exibido em um evento no úlltimo mês de julho – e seria vendido logo depois. A nova geração, às vésperas de ser apresentada, já teve fotos publicadas aqui, mas seu visual não agradou muita gente.
Honda S2000 Ultimate Edition / GT Edition 100
Sugerido por: Sky_R32
Durante seus dez anos de vida, o S2000 estabeleceu uma nova referência para roadsters esportivos. Seu motor de quatro cilindros, 16 válvulas VTEC e apenas 2.0 litros com aspiração natural produzia espantosos 240 cavalos. Desvalorizado pela crise econômica que apertou os japoneses, sua última série foi despachada em 2009 exibindo a pintura branca de corrida da Honda, em contraste com o couro vermelho do interior. Uma despedida discreta para tantas saudades.
Nissan Skyline GT-R Z-Tune
Sugerido por: @Glaukin
Gostaríamos de acreditar que nenhuma empresa é louca a ponto de eliminar definitivamente sua maior estrela. Será assim com o Viper, e foi assim com o finado Skyline GT-R, em 2002, quando a Nissan anunciou que faria algo diferente: sua divisão esportiva Nismo iria atrás de vinte unidades do R34 V-Spec com menos de 30 mil quilômetros rodados, e os transformaria no Z-tune, a última letra do alfabeto, a elite da elite. O motor RB26DETT passou de 2,6 para 2,8 litros e teve boa parte das peças trocadas, mais dois turbos IHI com intercooler para produzir no mínimo 500 cavalos e 55 kgfm. Toda essa força chega às quatro rodas pela tração Atessa-Pro com diferencial LSD e, no sentido contrário, conjuntos Brembo de discos e pinças capazes de parar um Jumbo carregado. Dá para ficar horas lembrando de cada qualidade dessas 19 máquinas feitas à mão – faltou uma entre as prometidas, provavelmente porque a Nissan estava ocupada no desenvolvimento do GT-R atual.
Fonte: jalopnik
Disponível em:http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.