
Um professor da Trinity College de Dublin acha que spoilers traseiros inclinados demais aumentam a quantidade de poluentes do ar ao nível do solo, enquanto os spoilers mais baixos ajudam a minimizá-la.
O estudo do Dr. Aonghus McNabola concluiu que, dependendo de sua inclinação, o spoiler traseiro pode formar uma pluma de poluentes que se arrasta atrás do carro na mesma altura da cabeça dos pedestres e motoristas.
A pesquisa do professor McNabola usou modelos hipotéticos, e não testes reais. Ele montou cinco spoilers com ângulos diferentes, levando sempre em consideração a velocidade do carro e do vento. Com isso o professor concluiu que os spoilers mais inclinados “apresentaram os resultados mais desanimadores, com aumento de até 40% na concentração de benzeno no ar que será aspirado pelas pessoas ao redor do veículo. Por outro lado, o modelo com menor inclinação ajudou a dispersar os poluentes, diminuindo em até 18% a concentração dos gases nocivos.
“Se o spoiler for plano ele pode causar um efeito positivo, mas em ângulos maiores que zero, ele causa um efeito que pode contribuir com a exposição geral dos ciclistas, pedestres, motociclistas e até mesmo motoristas de outros carros. O spoiler não aumenta ou reduz a poluição, apenas afeta sua concentração. Nossa principal conclusão é que os fabricantes podem projetar spoilers que ajudam a reduzir o impacto dos carros sobre a poluição atmosférica mais imediata”.
Agora podemos dizer que o spoiler do Astra serve para alguma coisa. Ou não.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe e comente nossas postagens.
Faça sugestões de matérias que gostaria de ver publicadas no Novo Blog do Largartixa .
Solicitação de parceria serão aceitas apenas por email:blogdolargartixa@hotmail.com. Deixe seu email para resposta que, responderemos o mais breve possível.