15 de dez. de 2011

GM, Ford e Chrysler aumentam participação nos EUA pela primeira vez desde 1988

Fotos: Divulgação
GM, Ford e Chrysler aumentam participação nos EUA pela primeira vez desde 1988 A 'culpa' deste sucesso é uma só: o tsunami que atingiu o Japão em março

por Túlio Moreira


A sequência de desdobramentos provocados pelo tsunami que atingiu o Japão em março passado culminou em uma reviravolta na indústria norte-americana que não era vista desde 1988. Pela primeira vez em 23 anos, as três grandes fabricantes sediadas em Detroit – General Motors, Ford e Chrysler – conseguiram aumentar sua cota de participação no mercado dos EUA, há muito tempo dominado pela hegemonia das japonesas.
De janeiro a novembro, o desempenho conjunto das três montadoras – conhecidas por lá como ‘Big Three’ – representou 47,2% das vendas do mercado norte-americano. No mesmo período do ano passado, as vendas dessas fabricantes representavam 45,1% do mercado doméstico dos EUA.

O aumento de participação aconteceu pela última vez em 1988. Naquele ano, a realidade da indústria automobilística norte-americana era bem diferente. GM, Ford e Chrysler conquistaram 73,1% de market share, em superação aos 70,2% anotados em 1987.

Apesar de estar intrinsecamente relacionado com as dificuldades vividas pelas marcas japonesas este ano, o marco também mostra o avanço da Chrysler em seu mercado de origem. Depois que foi absorvida pelo grupo Fiat, a marca deu um salto interessante de vendas e o acumulado do ano já é 25% maior que o volume emplacado no mesmo período de 2010. Em comparação, as vendas da Ford cresceram 17,7% e as da GM aumentaram 14%.

O sucesso da Chrysler por lá é creditado principalmente à marca Jeep, que experimenta um crescimento de 44% nas vendas de janeiro a novembro, face ao mesmo arco do ano passado. A Ram cresceu 22% e a Dodge, 17%.

Contudo, o sucesso das ‘Big Three’ provavelmente tem prazo de validade. A Toyota já conseguiu se recuperar e registrou aumento das vendas nos EUA em novembro, após sucessivos meses de queda. Depois de sete meses de fracasso, a gigante nipônica embalou ganhos de 2,8% em novembro e vendeu 137.960 unidades das marcas Toyota, Scion e Lexus.



Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: