12 de jan. de 2012

Falcon busca inspiração em Maranello para criar o superesportivo made in USA


A Ferrari pode não ter apresentado nada no Salão de Detroit desse ano (de novo…) mas temos esse Falcon F7, que é uma especie de apanhado do melhor do design Ferrari – 288 GTO, 355, F50, F40 – feito para abrigar vários motores da família LS em um chassi monocoque de competição feito de alumínio. Seria esse o supercarro exótico de Michigan?

Olhe para a lateral desse carro e você verá o perfil clássico da Ferrari, especialmente com o teto targa abaixado. A impressão é acentuada pela linha que divide a lateral em duas horizontalmente, típico das Ferraris dos anos 80. Some a isso as falsas colunas na traseira, as entradas no capô inspiradas na F50, e o painel traseiro que expõe o motor e o sistema de escape, influência da F40. A tampa traseira? Um painel de vidro plano que expõe as tampas de válvula, como na 360 Spyder.

Mas ao contrário da maioria das Ferraris, o motor não é um exercício da fina engenharia italiana, e sim o bom e velho LS3, ou, se você tiver bolsos mais recheados, um LS9 de 650 cv. E os small blocks até ajudam na relação peso-potência. Pesando 1.293 kg, o F7 é pouco mais de 45 kg mais leve do que uma 355 – uma Ferrari que acabei de escolher por causa de suas formas, “reproduzida” na carroceria do Falcon de um jeito bem criativo.
Por baixo dela não está um sofisticado chassi de fibra de carbono, mas um simples e eficiente chassi tubular de alumínio. Na verdade, você já deve ter ouvido falar dele, quando servia de estrutura para outro carro exótico, o Superlite Coupe.
E talvez você conheça um pouco do trabalho do criador do F7. Jeff Lemke trabalhava para um dos muitos fornecedores de peças das Três Grandes de Detroit (Ford, Chevrolet e Chrysler). Mas o que ele fornecia? Paineis de carroceria para o Prowler e o Viper, entreo outros. Ele já projetou body-kits para o Viper sob o nome Mach7 Motorsports. O F7 é sua primeira incursão no mercado dos carros exclusivos feitos de forma independente.
O F7 foi apresentado no Salão de Detroit no ano passado, mas o exemplar das fotos é o primeiro carro de um cliente a ficar pronto. Algo animador em um segmento que não é conhecido por seus planos de negócio realistas.
Qual é o preço para se ter a Ferrari dos Ianques? A Falcon ainda não revelou, mas estima-se algo entre 195 mil e 250 mil dólares, o que coloca o carro em um patamar concorrido. Para se ter uma ideia, uma Ferrari 458 Italia custa 225 mil dólares.
Por enquanto, nós ficamos com as originais.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a): http://www.jalopnik.com.br
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