20 de dez. de 2011

Renault enxuga operação no Reino Unido

Fotos: Divulgação
Renault enxuga operação no Reino Unido
Medida determina fim de cinco modelos da gama britânica e fechamento de 55 concessionárias

A Renault anunciou o fim da linha para cinco modelos de sua gama de produtos britânicos e o fechamento de 55 concessionárias de sua rede de distribuição no país europeu. Com isso, a marca francesa ficará com 135 lojas e sete modelos em seu portfólio local, sem contar as variações esportivas. A estratégia radical tem como objetivo interromper a trajetória de queda no desempenho da fabricante no mercado inglês nos últimos anos.

Entre janeiro e dezembro de 2011, a Renault vendeu cerca de 26 mil carros a menos no Reino Unido, na comparação com o mesmo período de 2010. A marca detém atualmente apenas 3,1% do mercado britânico, atrás até mesmo de marcas premium, como as alemãs BMW, Audi e Mercedes-Benz.

Em novembro, até a Mini, que possui uma gama de modelos relativamente enxuta, conseguiu superar a Renault. Para ilustrar, a Renault chegou a alcançar 7% do mercado britânico em 2005, quando vendeu 190 mil carros e terminou entre as três marcas mais vendidas do país.

A decisão da marca francesa culminará no fim do Laguna (comercializado por lá nas versões cupê, hatch e perua), do monovolume compacto Modus, da minivan Espace, da multivan Kangoo e do roadster Wind. Duas baixas são bastante significativas para o mercado local: o Laguna costumava figurar entre os modelos mais vendidos do país e a Espace é vendida por lá há mais de 25 anos. 

O consumidor inglês, contudo, não sofrerá apenas penalizações. A nova estratégia da Renault também inclui o aumento na garantia dos veículos que sobraram, para quatro anos ou 160 mil km.  Ainda assim, é menos do que as coreanas oferecem. A Hyundai tem garantia de cinco anos e a Kia oferece sete anos.

A nova estratégia também inclui a introdução da marca Dacia, com o lançamento de Duster e Sandero para o Reino Unido, posicionando sua subsidiária como uma opção de baixo custo para o consumidor do país. E a Renault também planeja vender por lá sua gama de veículos elétricos, incluindo o compacto Zoe, e a nova geração do Clio, que finalmente será apresentada no Salão de Paris de 2012.




Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

Nenhum comentário: