20 de dez. de 2011

Honda Civic lidera lista dos carros que mais ‘floparam’ em 2011

Fotos: Divulgação
Honda Civic lidera lista dos carros que mais ‘floparam’ em 2011
Lista dos fracassados também menciona Fiat 500, Chevrolet Volt e Jaguar XF

Em inglês, o verbo ‘flop’ é traduzido como fracassar. Mas na era da globalização, ganhou até mesmo uma variação aportuguesada, e ‘flopar’ se tornou sinônimo de resultados negativos. O portal CNNMoney.com resolveu fazer uma lista um tanto ingrata e promoveu um ranking dos carros que mais ‘floparam’ no mercado norte-americano ao longo deste ano. Mas para o fracasso ser considerado realmente estrondoso, era preciso que houvesse grande perspectiva em torno de cada modelo. Afinal, não há frustração sem expectativa.
Diante desse critério, o primeiro lugar foi invariavelmente concedido ao Honda Civic. A nona geração do carro parece mesmo ter decepcionado a legião de compradores do modelo. O sedã japonês, que sempre fez sucesso nos EUA, não foi bem recebido pelo público norte-americano em sua nova geração, lançada em abril. As críticas negativas podem até mesmo fazer com que a Honda opere um facelift de emergência, já para 2013, com o objetivo de salvar o modelo da sarjeta. O modelo emplacou 17.133 unidades em novembro, e o acumulado do ano patina nas 200.690 vendas, queda brusca de 13,5% em relação ao ano passado.
A lista também traz o ‘pequeno grande fracasso’ Fiat 500. Afinal, o carrinho retrô simbolizou o retorno da marca italiana ao mercado norte-americano após longos 28 anos de ausência. Graças à aquisição do grupo Chrysler, a Fiat estava confiante em sua reestreia, e previa a comercialização de nada menos que 50 mil unidades do subcompacto por lá. Que nada. Nem a campanha com a cantora pop Jennifer Lopez salvou o simpático modelo do fiasco, e o 500 fechou o acumulado entre janeiro e novembro com medíocres 17.444 vendas.



Outro que decepcionou foi o Chevrolet Volt. E o elétrico de autonomia estendida da GM não figura na lista apenas por causa do caso recente de incêndio em sua bateria após um teste de colisão, que arranhou sua imagem nos Estados Unidos. O sedã futurista simplesmente não conseguiu fazer jus às expectativas depositadas pela fabricante norte-americana em sua carreira no mercado doméstico. Eram esperadas 10 mil vendas ao longo de 2011, mas o Volt fechou novembro com apenas 6.142 unidades emplacadas – e, o pior de tudo, atrás do arquirrival Nissan Leaf.



A lista também abre espaço para o requintado Jaguar XF. A presença do modelo só tem uma explicação: apesar de ser unanimidade entre os críticos, o sedã executivo da marca inglesa não conseguiu embalar suas vendas no mercado norte-americano. Quando seu lançamento foi anunciado, para março de 2008, as concessionárias da marca no país se entusiasmaram com as filas de espera que se formaram. Mas agora, quatro anos depois, a verdade é que o modelo não conseguiu fazer frente à concorrência mais tradicional. O XF emplacou 6.925 unidades em 2010, enquanto o rival alemão BMW Série 5 fez bonito com nada menos que 39.488 vendas. Para 2011, a queda do sedã britânico deve ficar em 28%.



 Mas nem tudo são flores para a Série 5 da fabricante germânica. A lista também faz menção ao BMW Série 5 GT. Em 2009, a marca bávara esperava vender cerca de 8 mil unidades por ano do GT nos Estados Unidos, mas emplacou apenas 2.848 em 2010. De quebra, tirou a station da gama – Série 5 Touring – de circulação, acreditando que o GT conseguiriam dar conta sozinho do recado. Ledo engano: o modelo se transformou na estratégia mais ‘flopada’ da BMW no mercado norte-americano nos últimos tempos. Os outros ‘flopados’ relacionados pelo CNNMoney.com compartilham uma coincidência genética: são produzidos por marcas japonesas. O desfile de modelos nipônicos mostra que 2011 foi mesmo um ano para a indústria automobilística do país asiático apagar da história. Lexus HS 250h, Nissan Cube e Murano CrossCabriolet, os carros da Infiniti, e Honda Insight e Ridgeline foram citados pela publicação.
Fonte: motordream
Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br

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