11 de abr. de 2011

Este cara quer construir uma réplica do Lamborghini Gallardo no Brasil!



Ter um Lambo não é para todos. É preciso grana, muita grana. Mas e que tal construir um dentro de casa? Aí são necessários não apenas dinheiro, mas principalmente tempo, técnica, força de vontade e uma boa dose de insanidade. André Luiz Barbosa Vasconcellos, paulista de Barretos, quer ir contra a lógica industrial dos tempos modernos e materializar seu sonho de infância. Será que ele consegue?

Nota do editor: ao ser informado sobre a cidade onde nosso personagem mora, o senhor Zé aqui do Jalop mandou essa: “É de Barretos, tinha que curtir um touro mesmo!”…
André possui uma indústria de plásticos, e certa experiência na manipulação de moldes. Fanático por carros, sua primeira ideia de projeto era apenas construir uma carroceria do Gallardo LP560-4. Mas como fazer isso? Pesquisando em sites, apostilas, fóruns e tutoriais, descobriu que precisava criar uma modelagem 3D para reproduzir fielmente as medidas do Lambo.


De posse dos blueprints em 2D de cada face do Gallardo e suas medidas, André encomendou a uma amiga desenhista a vetorização 3D baseada nesses dados. Em menor escala, é o mesmo método que as fabricantes utilizam ao criar novos designs ou facelifts: um arquivo em três dimensões é gerado a partir dos desenhos 2D feitos à mão ou em tablets.

A partir desse mapeamento digital, André jogou os dados no AutoCAD e fatiou a modelagem, de forma a obter as costelas do molde. Estas costelas foram feitas de madeira, com intervalos de 15 centímetros entre elas. O vão é preenchido com isopor, que passa a ser recortado e lixado até atingir as medidas exatas.

Para garantir a fidelidade das medidas, é utilizado um quadro pórtico perfeitamente alinhado com o eixo da estrutura. Quando tiver o gabarito pronto, será a vez de criar uma casca de fibra de vidro com três milímetros de espessura, e a partir daí extrair as matrizes (moldes) de cada peça, tanto do lado externo como do lado interno. Até chegar no estágio atual, André levou nada menos que três anos de pesquisas e experimentos.

Achou muito trabalho? Diante da reação dos visitantes de seu blog, o aspirante a construtor resolveu não apenas criar uma carroceria, mas finalizar o projeto com um chassi tubular de fato e mecânica funcionante. Pergunto se ele conta com a ajuda de mecânicos e engenheiros na empreitada e André responde: “não tem ninguém aqui perto capaz de me ajudar no momento, então por enquanto vou fazendo tudo sozinho”.
O que já apareceu bastante, segundo ele, são pessoas mais experientes interessadas em adquirir os moldes resultantes para produzir suas próprias réplicas. Mas isso não interessa André, que calcula que até o final de 2011 deve ter a carroceria pronta, pitada de branco – sua cor preferida. Depois, a ideia é projetar um chassi tubular em combinação com uma plataforma mecânica que caiba nas medidas do Gallardo.

A missão dele é complicada, mas não impossível. Tempos atrás, publicamos aqui no Jalop a história do americano que levou mais de 10 anos construindo no porão de casa uma réplica perfeita e funcionante do Countach. André não conhecia essa história, e pode ser que o exemplo gringo o ajude na tarefa. Acompanharemos sua tentativa com toda a atenção que um verdadeiro Jaloper merece. Boa sorte, cara!
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: