
O supercarro que será apresentado no Salão de Genebra como o topo de linha da Lambo vai trazer, além do novo motor V12 de 700 cavalos aspirado, uma suspensão do tipo push-rod semelhante à dos monopostos de corrida. Mas o que raios significa esse push-rod?
Basicamente, chamamos de push-rod a suspensão onde os amortecedores e molas são montados inboard, fixos no chassi. Nesse sistema, as forças atuantes nas rodas são transmitidas por braços de acionamento que criam uma estrutura de alavanca angular e amplificam o movimento até o chassi. Além de facilitar um ajuste mais fino, o push-rod permite uma instalação mais compacta, libera espaço perto da roda e reduz a massa não-suspensa (o peso que se situa entre as molas e o solo, como as rodas, pneus e discos de freio, e que está em contato direto com as vibrações da superfície, antes do filtro de choques proporcionado pelo conjunto amortecedor/mola).

O push-rod é utilizado na maioria dos monopostos de competição, da Fórmula 1 à Le Mans, e já marca presença em outros supercarros como a Ferrari Enzo, o Porsche Carrera GT e o Aston Martin One-77. Na Lamborghini, ele fará sua estréia no carro provavelmente batizado de Aventador LP700-4. A estratégia de Sant’Agata Bologonese tem sido exibir os dotes técnicos de sua obra antes da apresentação oficial – foi assim com o espetacular novo V12, e convenhamos que é algo bem mais informativo e instigante do que aqueles teasers afrescalhados mostrando detalhes visuais do Sesto Elemento.
A melhor notícia é que faltam menos de dois meses para Genebra…
Fonte: jalopnik.
Disponível em:http://www.jalopnik.com.b
Nenhum comentário:
Postar um comentário